Assinar
Sociedade

Comemorações do Dia da Europa em Leiria começam com encontro de eurodeputados, corrida e música

Programa prolonga-se até terça-feira, com momentos culturais, apresentação de projetos e a cerimónia protocolar, no Castelo de Leiria. Consulte aqui o programa completo.

A cidade de Leiria é o local escolhido em 2023 para as celebrações do Dia da Europa em Portugal, com atividades abertas ao público, com foco particular nos jovens, e uma sessão protocolar.

As primeiras atividades estão agendadas para hoje, sábado, dia 6, com um encontro entre os eurodeputados João Albuquerque e José Gusmão e jovens (membros da comunidade unidos.eu e de associações juvenis), pelas 18 horas, no Leiria Shopping. O filme “Simone – viagem do século”, sobre a vida de Simone Veil, uma das grandes mulheres e personagens políticas do século, será projetado também numa das salas do centro comercial, às 19h30.

O Dia da Europa será também o tema da prova Leiria Run, a partir das 19 horas, na praça Rodrigues Lobo, com os mais de quatro mil atletas da corrida e da caminhada a vestirem camisolas com as cores da União Europeia. O primeiro dia de celebrações termina com o concerto de Bárbara Tinoco, no recinto da Feira de Leiria, às 22 horas.

Castelo recebe cerimónia protocolar

No dia 9 de maio, terça-feira, Dia da Europa, entre as 14 e as 19 horas, o programa decorrerá no largo de São Pedro, junto à Esquadra Distrital da PSP, e no Castelo de Leiria.

Será nesse dia que acontece a sessão protocolar, que inclui “um diálogo com promotores de projetos que mostram a diversidade e o impacto concreto da União Europeia em Portugal” e conta com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira.

“Recebemos, em Leiria, com enorme satisfação as comemorações do Dia da Europa. Estamos profundamente alinhados com os valores do Projeto Europeu que tem sido decisivo para a elevação do patamar de qualidade de vida e do nível competitivo deste território, mas também pelo trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de afirmar cada vez mais o espaço europeu como um reduto de liberdade, dignidade, diversidade e de garantia dos direitos humanos”, disse Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, citado em nota de imprensa, divulgada pelo gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Pelas 14 horas, no jardim Luís de Camões será plantada uma árvore representativa dos “Valores qUE me movem”, com jovens estudantes de escolas locais, estudantes Erasmus e Luís Lopes, vereador do ambiente da Câmara de Leiria, seguido do desfile de bandeiras que percorre o centro histórico até ao largo de S. Pedro.

Diferentes expressões artísticas e culturais protagonizadas por protagonistas locais que representam os valores e prioridades da UE decorrem entre as 14 e as 18 horas também no largo de S. Pedro: personalização de T-shirts, crachás e pins; pintura colaborativa; oficina de serigrafia; oficina de criação plástica; estendal de mensagens e desenhos; pintura de mural alusivo aos valores europeus; “Lançar e acertar, diverte-te a jogar” – Jogos tradicionais de diferentes Estados-Membros da União Europeia; jogo “À descoberta da Europa”; e cartazes e posters sobre os valores da União Europeia.

Decorrerá ainda uma mostra da profissão de soldador(a), com recurso a simulador, pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, a atuação do Projeto Community e dos “Pequenos Cantores de Leiria”. Pelas 17h30, Margarita Kumpan, violinista ucraniana, em colaboração com a Embaixada da Suécia em Portugal, atuará.

O impacto da União Europeia em Portugal será debatido por vários projetos de todo o país cofinanciados pela União Europeia, que subirão a palco, após os discursos oficiais da sessão protocolar, com início às 15h30, que terá as boas-vindas de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, e Mário Rui Queiró, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Seguem-se as intervenções do vice-presidente do Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira, da Comissária Europeia Elisa Ferreira e da ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, também estará presente nesta sessão.

Neste momento inicial, no interior do Castelo de Leiria, haverá momentos culturais com a atuação dos Pequenos Cantores de Leiria, uma seleção de fotografias da exposição “E no princípio era a água”, a participação de Manuel Cabecinhas, oleiro de loiça tradicional da Bajouca, e a atuação da bailarina Inesa Markava.

A Escola de Artes SAMP irá apresentar os projetos Ópera na Prisão – Traction, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e Museu na Aldeia, cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através do Portugal Inovação Social, pelas 17h45, antes do “Show Cooking”, de Samuel Santos, jovem de Leiria campeão mundial de cozinha no Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills Special Edition 2022, em representação do IEFP.

O m|i|mo – museu da imagem em movimento terá atividades durante toda a tarde com as exposições “Between Two Cities” (serigrafias de autoria de alunos Erasmus do Instituto Politécnico de Leiria) e “O Principezinho nas línguas da Europa” – 44 versões linguísticas da obra emblemática de Saint-Exupéry, que comemora 80 anos em 2023.

Às 14h20, Ana Leonor Sargento Amado, vencedora portuguesa da última edição de Juvenes Translatores, será homenageada e vão ser anunciados os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de Comunicação do Politécnico de Leiria. Segue-se a leitura encenada “O Principezinho”, por Inês Blanc, e o lançamento do projeto Stage4Everyone de cooperativa CCERMais / Omnichord, cofinanciado pelo programa Europa Criativa.

Às 15h30 tem início a conversa-debate “A UE em tempo de crise – democracia em ação” e entre as 16h30 e as 18 horas acontecem as meias finais do clube de debate do Instituto Politécnico de Leiria.

As cerimónias do Dia da Europa em Leiria são organizadas pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração de várias entidades locais.

O Dia da Europa, que lembra a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual União Europeia e garantia dos valores da paz, solidariedade e democracia, será também assinalado em Estrasburgo durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre de 8 a 11 de maio, e em Bruxelas com o festival do Ano Europeu das Competências.

“O Parlamento Europeu, enquanto assembleia diretamente eleita pelos cidadãos europeus, pugna pela consecução e proteção dos valores fundadores da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade simbólica para celebrar aqueles valores matriciais – seja em Estrasburgo, seja em Leiria, num momento em que, mais do que nunca, é premente relembrar que a União tem por objetivo promover a paz e o bem-estar dos seus povos”, assinala Pedro Valente da Silva, chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.