Assinar
Música

Korista Mbye Ebrima atua esta quinta-feira em Leiria

O músico gambiano apresenta na noite de hoje, 25 de maio, um mini-concerto no Espaço Nariz, na sessão de lançamento do festival CriaJazz.

O gambiano Mbye Ebrima, reconhecido tocador de kora, instrumento de cordas massivamente difundido na costa oeste africana, atua esta quinta-feira, 25 de maio (21h30), em Leiria, no Espaço O Nariz / Recreio dos Artistas.

A viver em Portugal desde 2015, onde é músico e professor, Mbye Ebrima é, além de korista, compositor, cantor e contador de histórias da tradição mandiga-kaabunké.

Descendente de uma família de músicos, Ebrima aprendeu a tocar kora aos 15 anos, de forma autodidata. No seu percurso que aponta para diversas áreas artísticas, destaca-se a cofundação da banda Mama Africa, o lançamento do disco “Jaliya” com Sulayman Jobarteh e Musa Jobarteh, a participação na peça de teatro “Mystical Strings”, a integração na Mother Africa Circus Company e uma digressão que realizou por 47 cidades da Alemanha, Áustria e Suíça.

Já em Portugal é um dos criadores da Samsu Band.

A atuação na noite desta quinta-feira em Leiria insere-se no pré-lançamento do festival CriaJazz, que o grupo de teatro “O Nariz” volta a organizar a partir de 18 de junho, estendendo o programa até agosto, com concertos em Leiria e na Batalha.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.