Assinar
Cultura

Filme paquistanês “incómodo” e “desconcertante” vence 10º Leiria Film Fest

O festival internacional de curtas-metragens anunciou os vencedores no sábado, 13 de maio, e prossegue hoje, domingo, com filmes da região de Leiria, e termina amanhã, segunda-feira, exibindo todos os premiados.

Alexandra Allen recebeu o prémio “Melhor curta-metragem para crianças": os mais novos votaram e ganhou "Foxtale"

A curta-metragem “Murder tongue”, de Ali Sohail Jaura, venceu o principal prémio do Leiria Film Fest, anunciado sábado à noite pela organização do festival internacional de curtas-metragens de Leiria, em cerimónia que decorreu no Mercado de Santana.

Ao décimo ano, a organização decidiu reformular os prémios e uma das novidades é o prémio “Melhor curta-metragem do festival”. O primeiro a recebê-lo é a história de ficção lançada por Jaura em 2022 – e que teve estreia em Portugal no Leiria Film Fest – onde o realizador revisita uma página trágica da história política e social do Paquistão, há três décadas, aplicando no título um jogo de palavras entre língua materna, “mother tongue”, e língua assassina, “murder tongue”.

A “Melhor curta-metragem” foi escolhida “pelo conteúdo, pela forma”, revelando-se “um filme incómodo, que nos corta a respiração, nos conduz pelo inferno e termina de forma desconcertante”, assinalou o júri na argumentação divulgada.

Nesta categoria foram atribuídas menções honrosas a “The Record”, do suíço Jonathan Laskar, e a “A Day, That Year”, Stanley Xu, de Taiwan.

“Murder tongue” valeu ainda a Ali Sohail Jaura o prémio para “Melhor ficção internacional”, enquanto o troféu de “Melhor ficção nacional” foi para “Ten with a flag”, de Vasco Alexandre.

Entre os documentários, “Nada Para Ver Aqui”, de Nicolas Bouchez, foi escolhido como melhor curta nacional, pelo “olhar poético sobre a cidade e as suas metamorfoses”, enquanto o prémio internacional ficou reservado para “Foam horse”, do espanhol Juanjo Rueda.

Na animação, “Slow light”, da dupla polaca Katarkyna Kijek e Przemyslaw Adamski, ganhou entre os filmes estrangeiros. A nível nacional, “Ice merchants”, de João Gonzalez, foi o eleito, pela “proposta plástica e sonora que recorre a uma linguagem simples e universal”, de forma a contar “uma estória comovente”.

“Ice merchants” venceu ainda o Prémio do Público, enquanto “Foxtale”, de Alexandra Allen, foi a “Melhor curta-metragem para crianças”, outra das novas categorias do festival, que colocou a votar o público infantil.

A programação do Leiria Film Festival prossegue até segunda-feira, dia em que serão exibidos todos os vencedores, numa sessão agendada para o Teatro Miguel Franco, a partir das 21h30.

Neste domingo, dia 14, o destaque vai a projeção de filmes para famílias, selecionados pelo Cinanima, no m|i|mo, às 15 horas. Depois, há sessão duplas às 17 e 18 horas, com dez filmes de autores da região de Leiria ou filmados por cá.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.