Assinar
Cultura

Leiria Film Fest festeja uma década com exibição de 89 curtas-metragens

Esta que será a maior edição de sempre do festival inclui oito estreias absolutas e 24 nacionais.

Foto: Facebook Leiria Film Fest

O festival internacional de curtas-metragens Leiria Film Fest regressa entre 10 e 15 de maio, celebrando dez anos de existência com a exibição de 89 curtas-metragens e um programa variado.

A maior edição de sempre do festival estende-se por seis dias, com foco especial na exibição de filmes, que inclui oito estreias absolutas e 24 nacionais, além de retrospetivas dedicadas a Gonçalo de Almeida e David Boneville e uma sessão específica sobre “By Flavio”, que Pedro Cabeleira estreou na Berlinale Shorts.

Entre as novidades, a organização destaca a criação de sessões exclusivas para escolas, programação orientada para crianças, uma oficina de animação, visita guiada aos espaços reservados do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento e um novo espaço físico para encontro entre o público e a cerca de meia centena de realizadores, produtores ou atores que estarão presentes em Leiria. 

Segundo o diretor do festival, Bruno Carnide, o objetivo continua a ser “colocar Leiria a inspirar e expirar cinema”. Para comemorar dez edições, foi preparado um programa para colocar “o Leiria Film Fest na ‘boca do povo’ pelas melhores razões”, avança a organização em comunicado. 

Outro dos fundadores do festival, Cátia Biscaia, considera que “levar a cabo um festival de cinema em Portugal, atualmente, durante tanto tempo, é quase hercúleo”. Foram dez anos de “muito sangue suor e lágrimas (mas muitas de alegria, atenção)”, que implicaram vencer “imensos constrangimentos”, como “a falta de financiamento, o corte [de apoios], ou a pandemia”. 

“Muita coisa aconteceu, mas não baixamos os braços. O Leiria Film Fest nasceu do amor pelo cinema e assim permanecerá, pelo tempo que nos deixarem executá-lo (e nós termos forças para isso, também)”, frisa Cátia Biscaia.

Sobre a seleção de curtas deste ano, os filmes a exibir no Teatro Miguel Franco apresentam uma forte componente dedicada às “relações familiares e questões da parentalidade e maternidade”. 

A nível nacional, marcam presença no Leiria Film Fest curtas de “nomes já consagrados como Mónica Santos, Laura Gonçalves, Bruno Simões e o incontornável nomeado para o Oscar, João Gonzalez”. A par destes, o ator Pedro Carmo estreia-se na realização com Pedro Marnoto. 

A seleção internacional integra 16 filmes de 13 países, com destaque para “The red suitcase”, de Cyrus Neshvad, nomeado para melhor curta-metragem de ficção dos Oscars.

Programa completo em https://leiriafilmfest.com/program/.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.