Assinar


Caldas da Rainha

Igreja reabre nas Caldas da Rainha após restauro de meio milhão de euros

Classificada como Monumento Nacional desde 1911, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo estava a ser alvo de obras de conservação e restauro desde 2021.

Foto de Arquivo

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, integrada no património termal das Caldas da Rainha, vai reabrir no dia 15 de maio, após uma intervenção de restauro orçada em meio milhão de euros, foi ontem anunciado.

Classificada como Monumento Nacional desde 1911, a igreja, que desde o início de 2021 estava a ser alvo de obras de conservação e restauro, vai reabrir no dia da cidade, data que anualmente assinala a abertura da época termal.

A obra, orçada em meio milhão de euros, “contemplou trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, tendo sido ainda restauradas esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, a pia batismal, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis”, divulgou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), proprietário do imóvel que faz parte do património termal da cidade.

A intervenção foi financiada no âmbito de um protocolo entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o CHO e a autarquia das Caldas da Rainha, à qual o Estado concessionou parte do património termal da cidade.

Em comunicado, o Conselho de Administração do CHO congratulou-se com a finalização do restauro “há muito desejado e que garante a salvaguarda deste património”, que integra o património cultural e museológico do centro hospitalar.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo começou a ser edificada em 1485, junto ao Hospital Termal mandado construir por D. Leonor, sendo parte integrante da obra assistencial deixada pela rainha que deu origem à cidade das Caldas da Rainha.

Construída inicialmente como capela privada do Hospital Termal, foi elevada a Igreja Matriz, devido ao rápido crescimento da cidade.

Da autoria de Mestre Mateus Fernandes, um dos responsáveis pelas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, tem a particularidade da capela-mor ter sido erguida sobre uma das nascentes termais.

A reabertura da Igreja é marcada pela celebração de uma missa pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, às 9h30. Segue-se a inauguração de uma exposição de fotografias e desenhos dos alunos da Escola Superior de Artes e Design e do Agrupamento de Escolas Raul Proença, no Museu do Hospital e das Caldas da Rainha.

A igreja estará aberta ao pública até às 18h30, sendo que às 19 horas haverá concerto de música sacra, com entrada livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados