Assinar
Caldas da Rainha

Caldas da Rainha inaugura restauro de órgão histórico no sábado

O restauro é a fase final de uma empreitada mais ampla de requalificação da própria igreja, que foi iniciada em 2021.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabriu no passado dia 15 de maio, após obras de restauro Paróquia de Caldas da Rainha

A Câmara de Caldas da Rainha inaugura no sábado o restauro do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo com um concerto pelo organista António Duarte.

O restauro do órgão pelo organeiro António Simões, tendo como consultor técnico António Duarte, “contemplou a preservação da estética original do órgão e da sonoridade única do instrumento”, lê-se em comunicado da autarquia.

O restauro é a fase final de uma empreitada mais ampla de requalificação da própria igreja, que foi iniciada em 2021 e que englobou o exterior da igreja e elementos do seu interior.

Tratou-se de investimento de meio milhão de euros, financiado por fundos comunitários.

António Duarte, professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional e organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa, vai dar um concerto pelas 19 horas deste sábado, apresentando um repertório composto por música dos séculos XVI e XVII e XVIII.

O concerto, de entrada livre, realiza-se no dia em que se comemoram os 96 anos de elevação de Caldas da Rainha a cidade, oficializada em 1927, um processo movido por cidadãos e entidades oficiais com vista ao desenvolvimento e modernização do local.

O órgão, datado de 1826, é de autoria de António Joaquim Fontanes, considerado um dos mais relevantes organeiros portugueses.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, classificada como monumento nacional desde 1910, foi construída nos finais do século XV pela ação da rainha Leonor como parte integrante do Hospital Termal.

A igreja foi projetada pelo arquiteto do Mosteiro da Batalha, Mateus Fernandes, e mantém-se hoje como um dos mais relevantes elementos associados à fundação da cidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados