Assinar
Sociedade

Pombal lança programa para recordar lazer e intimidade no tempo do Marquês de Pombal

A iniciativa assinala as datas do nascimento (13 de maio de 1699) e morte (8 de maio de 1782) de Sebastião José de Carvalho e Melo e o Dia Internacional dos Museus.

CM Pombal

A sociabilização, o lazer e a intimidade no tempo do Marquês de Pombal são recordados pelo município de Pombal, no distrito de Leiria, no evento “Maio Mês do Marquês”, que tem como ponto alto os festivais Pombalino e Estátuas Vivas Barrocas.

A iniciativa assinala as datas do nascimento (13 de maio de 1699) e morte (8 de maio de 1782) de Sebastião José de Carvalho e Melo e o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de atividades que se estendem até ao fim do mês de maio.

“Tem como finalidade divulgar a vida e a obra de Marquês de Pombal, valorizar o legado pombalino e o património cultural da cidade de Pombal ligado ao estadista”, explicou à agência Lusa Cidália Botas, coordenadora do Museu Municipal Marquês de Pombal.

Desenvolvido desde 2007, “Maio Mês do Marquês” ganhou outra dinâmica em 2015, com a criação do Festival Pombalino e do Festival Estátuas Vivas Barrocas, que este ano decorrem nos dias 27 e 28 de maio.

“É um fim de semana em que Pombal regressa à época barroca”, com a recriação do mercado setecentista, com “artesanato, tasquinhas, diversas encenações teatrais e espetáculos de música, quer de cariz popular, quer erudito, visitas encenadas, saraus culturais”.

Este ano, por exemplo, Cidália Botas destaca “a recriação do baile de máscaras barroco”.

Cada edição é inspirada num domínio da ação do Marquês de Pombal, de forma a “transmitir conhecimento e educar públicos para essa temática”.

Em 2023, Pombal vai explorar “a sociabilidade, lazer e intimidade na época barroca”, orientando as várias iniciativas para essa área de conhecimento.

Também as estátuas vivas vão recriar personagens ligadas às temáticas, “desde a música à poesia e às questões de intimidade social”, sublinhou Cidália Botas.

“Mais do que um evento lúdico, pretendemos que o ‘Maio Mês do Marquês’ seja um evento cultural e que transmita conteúdo, que não seja só um espetáculo de animação, que seja mais do que isso”, afirmou a responsável do Museu Municipal Marquês de Pombal.

Além da realização do Festival Pombalino e do Festival Estátuas Vivas Barrocas nos dias 27 e 28, está já patente a exposição “Marquês de Pombal na Filatelia – Coleção João Soeiro”, na Capela da Misericórdia – Museu de Arte Popular Portuguesa.

No sábado, o Celeiro do Marquês recebe o III Encontro de Coros Pombalinos, com grupos de Pombal, Castelo Branco e Guarda, localidades que “perpetuam a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo”, sublinha a organização.

A programação compreende ainda a peça de teatro “Ratatices” no Museu de Arte Popular Portuguesa, visita animada ao Museu Marquês de Pombal e inauguração da exposição “Marquês pelas tuas mãos” no dia 18, e arte para bebés e concerto de piano no Celeiro do Marquês no dia 31.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.