Assinar
Sociedade

Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a 31 praias da região

A lista divulgada ontem, dia 16, contempla 29 praias costeiras e duas interiores – Agroal e Cabril.

São Pedro de Moel recebeu este ano o galardão "Qualidade de Ouro" Foto: Carolina Santos

Trinta e uma praias da região de Leiria receberam este ano a classificação “Qualidade de Ouro”, galardão da associação ambientalista Quercus que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

A lista foi divulgada esta terça-feira, dia 16, e contempla o mesmo número total de praias que as distinguidas no ano passado, mas entre a lista houve algumas que perderam a distinção e outras que entraram.

Em comparação a 2022, saíram da lista Paredes da Vitória (Alcobaça) e Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos). Entraram na lista este ano as praias de São Pedro de Moel (Marinha Grande), Praia d’El Rei (Óbidos) e Porto da Areia Sul (Peniche). Confira abaixo a lista completa da praias galardoadas em 2023 com o selo “Qualidade de Ouro”.

A nível nacional, foram distinguidas 393 praias, das quais 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias com “Qualidade de Ouro”, tendo sido a região Norte que registou uma queda maior. A região Tejo e Oeste continua a reunir o maior número de praias galardoadas, 98, seguida da região do Algarve, com 85.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Praias com “Qualidade de Ouro” em 2023

  • Leiria: Pedrógão Sul, Pedrógão Centro;
  • Pombal: Osso da Baleia;
  • Alcobaça: S. Martinho do Porto, Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, Polvoeira;
  • Caldas da Rainha: Foz do Arelho – Lagoa, Praia do Mar;
  • Marinha Grande: Pedras Negras, Praia Velha e S. Pedro de Moel;
  • Nazaré: Salgado, Nazaré;
  • Óbidos: Bom Sucesso, Vale de Janelas (ex-Praia d’El Rei), Rei do Cortiço;
  • Ourém: Agroal;
  • Pedrógão Grande: Cabril;
  • Peniche: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal- Campismo, Consolação, Consolação Norte, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão – Supertubos, Peniche de Cima, Porto da Areia Sul, S. Bernardino.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.