Assinar
Sociedade

Câmara de Leiria aprova benefícios sociais para bombeiros voluntários

Os benefícios abrangem áreas como a cultura, desporto, transportes públicos, abastecimento de água, entre outras.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A Câmara de Leiria aprovou na terça-feira, 13 de junho, a atribuição de benefícios sociais aos bombeiros voluntários do concelho, estimando um encargo anual de 219 mil euros com esta medida.

Em declarações à agência Lusa, no final da reunião do executivo municipal, na qual foi aprovado, por unanimidade, o projeto de Regulamento de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Leiria, o vereador Luís Lopes explicou que se pretende atribuir benefícios às pessoas que já são bombeiros voluntários e “também servir de incentivo a novos voluntários”.

Segundo o autarca, que tem, entre outros, o pelouro da Proteção Civil, os benefícios sociais vão da cultura (acesso a museus) ao desporto (piscinas), dos transportes públicos ao abastecimento de água, neste caso pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria.

Está ainda contemplado o reembolso de percentagem do valor pago pelas refeições escolares do pré-escolar e 1.º ciclo da rede pública de ensino do concelho de Leiria, pelos descendentes em 1.º grau dos bombeiros, de acordo com uma nota de imprensa da Câmara.

“Tentámos abarcar o máximo de áreas possíveis da responsabilidade do município”, declarou o vereador, frisando que “todos estes benefícios são de gestão direta ou indireta do município”.

Luís Lopes reiterou que a medida visa “beneficiar quem já é bombeiro voluntário e que o faz há muitos anos”, notando que esta era “uma pretensão antiga das associações humanitárias, dos próprios corpos de bombeiros, [para] que houvesse mais incentivos para que as pessoas aderissem ao voluntariado, neste caso nos bombeiros”.

“Eles próprios têm sentido que tem havido um decréscimo de novas entradas. É evidente que, por uma série de razões, mas também pelas mudanças que nós temos sofrido nos últimos anos, percebe-se que esta lógica do voluntariado é diferente, está a ser gerida de forma diferente e as próprias pessoas têm menos disponibilidade”, considerou.

Para o vereador, “esta é uma forma de o município também dar o seu contributo”.

“Apesar de já haver benefícios na lei geral, ainda assim o município entende que há mais margem para ainda conseguirmos chegar mais à frente e garantir que há benefícios reais”, referiu.

O regulamento entra em vigor no final deste ano.

“Vamos receber as candidaturas, vamos seriá-las todas, vamos atribuir depois um cartão que identifica quem é bombeiro e que reúne as condições”, precisou, acrescentando que as regras foram acordadas com as associações humanitárias do concelho (Leiria, Maceira, Ortigosa e Cardosos).

Na mesma nota de imprensa, o município referiu que esta iniciativa “representa um custo médio anual de 219.314,12 euros, sendo o valor médio anual por bombeiro de 668,64 euros”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.