Assinar
Cantinho dos Bichos

Cidadãos descobrem aves que habitam o Mosteiro da Batalha

O projeto é do grupo Aves da Batalha e pretende associar a natureza ao património natural.

Peneireiro-vulgar Aves da Batalha

Peneireiro-comum, peneireiro-vulgar, corujas-das-torres, andorinhões e andorinha-das-rochas são algumas das espécies de aves que habitam no Mosteiro da Batalha.

Ou, pelo menos, são as que por lá deixaram vestígios descobertos este domingo, 18 de junho, pelo grupo Aves da Batalha. Os cidadãos subiram aos terraços do monumento para uma visita guiada e observação de aves.

Numa publicação do grupo no Facebook, em jeito de balanço, explicam que foi “do alto do grandioso monumento” que fizeram por “descobrir algumas espécies de aves que por ali nidificam todos os anos”.

Luís António Ceica guiou o grupo pelas escadas em caracol, pináculos e gárgulas do Mosteiro e foi contando “as belíssimas histórias de quem tão bem conhece os recantos do monumento e as aves que o habitam”.

Para o grupo, este “é um projeto pioneiro” que permite associar a natureza ao património natural do concelho da Batalha. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória foi classificado como património da humanidade e consta da lista do património mundial da UNESCO desde 1983.

“Conhecer para proteger” é o lema do Aves da Batalha, grupo nascido em 2018, a partir de uma página no Facebook. Com o objetivo de conhecer a fauna e flora do concelho, tem desafiado a população a descobrir as espécies que lá habitam.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados