Assinar
Cultura

Festival Fazunchar anuncia 30 propostas artísticas para Figueiró dos Vinhos em agosto

Entre 12 e 20 de agosto há arte urbana, mas também música, vídeo, instalação, exposições, workshops, pintura visitas guiadas e uma festa especial prometida para o dia 18.

Mário Belém já trabalha num novo mural que vai nascer em Figueiró dos Vinhos para esta edição do festival FOTO: Miguel Oliveira/Point and Shoot/Fazunchar

O festival de artes Fazunchar anunciou hoje que a quinta edição contará com 30 atividades entre 12 e 20 de agosto em Figueiró dos Vinhos, revelando Ana Lua Caiano, Mário Belém e Jaune como primeiros convidados. 

O ponto de partida para o festival continua a ser as criações de arte urbana nos murais da vila e nas freguesias do concelho, Aguda, Arega e Campelo, mas a programação estende-se à música, vídeo, instalação, exposições, workshops, visitas guiadas e, pela primeira vez, à pintura. 

Focado no encontro, diálogo, experimentação e reflexão entre o território, a comunidade e as artes, o festival é uma iniciativa da Câmara de Figueiró dos Vinhos, com curadoria e coorganização da Mistaker Maker. 

A plataforma de intervenção artística anunciou hoje os primeiros três artistas que vão participar nesta edição.

O português Mário Belém, “por estes dias já a atuar por Figueiró dos Vinhos”, é um deles. A sua linguagem, “colorida e espirituosa”, “justapõe com frequência a imagem e a palavra” para criar “narrativas visuais de contornos mágicos”. 

Da Bélgica viaja até Figueiró dos Vinhos um especialista em “stencil”, Jaune, que apresenta como característica do seu trabalho a exploração do “paradoxo entre o visível e o invisível”, para criar “instalações e quadros carregados de humor”. 

Na música, Fazunchar acolhe a residência artística de Ana Lua Caiano, um dos novos talentos nacionais, que vai inspirar-se na identidade do concelho para criar um concerto original, a revelar no dia 18 de agosto no jardim do Museu e Centro de Artes (MCA).

Nesta edição, o festival associa-se ao décimo aniversário do MCA, promovendo no dia 19 de agosto nove horas de programação nos vários espaços do complexo cultural. 

Ana Lua Caiano vai desenvolver uma residência artística inspirada em Figueiró dos Vinhos

“Fazunchar faz a festa” é o título da celebração, que se constrói com conversas, desafios artísticos singulares, concertos, ‘DJ sets’ e a apresentação do livro “Muro”, que João Pedro Vala escreveu em residência artística na edição de 2022 do festival.

Pelas ruas da vila será ainda apresentada “De tempos a tempos”, exposição que resulta do mergulho que o fotógrafo Miguel Oliveira fez em Figueiró dos Vinhos, durante o Fazunchar, em 2021 e 2022. 

Segundo a Mistaker Maker, os restantes artistas serão apresentados em breve, mas a organização avança ainda que a identidade visual desta edição brota do contributo comunitário. 

A partir da questão “Quais são as cores de Figueiró dos Vinhos?”, foram recolhidas respostas da comunidade, que inspiraram um ‘workshop’ de papel marmoreado.

“Os resultados são agora a base e veículo de comunicação de todas as iniciativas e ações que integram a programação do Fazunchar 2023”, conclui informação avançada pela Mistaker Maker. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados