Assinar
Cultura

Semana Internacional de Piano de Óbidos junta músicos de 18 países

Edição decorre entre 2 de julho e 9 de agosto com 13 concertos e 10 dias de masterclasses.

Boris Berman, natural de Moscovo e a residir nos Estados Unidos da América, é um dos pianistas convidados

A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) arranca em 2 de julho, com pianistas de 18 países a frequentarem masterclasses e a protagonizarem 13 concertos que marcam a edição mais internacional de sempre, anunciou a organização.

Numa “edição especial” que junta a SIPO e o Festival Internacional de Piano do Oeste, os concelhos de Óbidos e de Caldas da Rainha vão ser palco de “dez dias dedicados à música e à cultura”, divulgou a Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), organizadora do evento que decorre entre os dias 2 de julho e 9 de agosto.

A “edição mais internacional de sempre” conta este ano com a participação de pianistas de 18 países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Kosovo, Eslováquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos da América, México, Equador, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Japão.

A semana do piano será marcada por 10 dias de masterclasses vocacionadas para a “alta profissionalização artística e instrumental dos jovens alunos de vários países que serão acompanhados pelos professores Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal), Eugen Indjic (Estados Unidos) e Jun Kanno (Japão)”.

“As masterclasses são uma oportunidade valiosa para os jovens músicos que desejam uma carreira profissional receberem instruções diretas e personalizadas de artistas reconhecidos internacionalmente”, disse, em comunicado, a pianista Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM.

Abertas ao público, as masterclasses vão decorrer entre 31 de julho e 10 de agosto.

Em simultâneo, decorre o Festival Internacional de Piano do Oeste, com um programa exclusivo de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra, complementados por uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade.

O programa musical inclui 13 concertos, protagonizados pelos pianistas Josep Colom, James Giles, Boris Berman e Jun Kanno, Paulo Oliveira, Manuela Gouveia, Artur Pizarro, Dominic Doutney e Martin Jacobs.

O cartaz conta ainda com os espetáculos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, do cravista Cristiano Holtz e da violinista Raquel Cravino, entre outros artistas confirmados para a 28.ª edição do festival.

O concerto inaugural do festival acontece no dia 2 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, e será protagonizado pelo pianista português Paulo Oliveira.

Este ano, para além dos concertos de entrada livre, os ingressos para o festival têm um preço único de 10 euros para o público em geral e de 7,5 euros para estudantes e espetadores da terceira idade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.