Assinar
Cultura

Cistermúsica entra em modo maratona e faz sprint de cinco espetáculos Non-Stop este sábado

Duas mancheias de propostas do festival internacional durante uma semana, com destaque para o concentrado de dança e música em Alcobaça este sábado, 15 de julho.

A Maria João junta-se André Gago num espetáculo construído com palavras de Shakespeare sem ligação aparente. “Songs for Shakespare” está sábado à noite no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça

São dez espetáculos entre hoje e a próxima quinta-feira, numa autêntica maratona que Cistermúsica propõe para os próximos dias, um “percurso” que cruza vários espaços de Alcobaça e do Mosteiro, passa pela Lagoa Grande do Arrimal, em Porto de Mós, e tem “chegada” à Benedita. Pelo meio, há um sábado em sprint, com cinco propostas das 11 horas até depois da meia noite.

Esta quinta-feira, dia 13 (21h30, 12 euros), no Refeitório do Mosteiro, The Ministers of Pastime, de Espanha, apresentam “Alma fenice”: é a evolução da música vocal para a música instrumental no século XVII, na perspetiva da mulher criadora.

Jazz, hip-hop, blues, bossa nova e clássicos do rock e pop aquecem o final de tarde de sexta-feira, dia 14, no Parque Verde de Alcobaça com o Ensemble de Jazz e Combo dos cursos Rockschool da Academia de Música de Alcobaça (19 horas, entrada livre).

No sábado, dia 15, há Cistermúsica Non-Stop. O sprint começa com “A fábrica dos doces” (11h, 3 euros), espetáculo final da Academia de Dança, no Cine-Teatro. Depois, no Celeiro do Mosteiro, a soprano Cecília Rodrigues e o pianista João Paulo Santos interpretam “As compositoras e a canção” (17h, 8 euros), recital com obras de autoras dos séculos XIX e XX. O final da tarde é embalado por Orca (19h, entrada livre), projeto de Leonor Cabrita, que mostra o disco art-pop jazz “Paisagem trânsito” no Bosque do Mosteiro. A noite chega com Maria João com André Gago e OGRE Electric (21h30, 12 euros), que levam “Songs for Shakespeare” no Claustro D. Dinis do Mosteiro. Non Stop termina também no Mosteiro, com “Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (23h30, 8 euros), pela Companhia de Dança de Alcobaça.

Para a tarde de domingo, há duas propostas: Filipe Furtado Trio (17h, entrada livre), com jazz e bossa nova à beira da Lagoa Grande do Arrimal; e o Ensemble Vocal Aura, com “Sancta” (18h, 10 euros) na Sala do Capítulo do Mosteiro.

No fim da maratona, outro ensemble vocal, São Tomás de Aquino, canta na Igreja da Benedita, quarta-feira, dia 19, “O sagrado materno: Os universos musicais da devoção mariana” (21h30, entrada livre).

Mais informações em www.cistermusica.com/pt/programacao.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados