Assinar
Sociedade

Faleceu o padre Manuel Pedrosa Melquíades, que passou por várias paróquias do distrito

O padre natural da Bajouca faleceu aos 86 anos em Fátima. O funeral realiza-se hoje à tarde.

Foto: Diocese Leiria-Fátima

O padre Manuel Pedrosa Melquíades, natural da Bajouca, faleceu na segunda-feira em Fátima, onde residia, aos 86 anos.

Segundo nota da Diocese de Leiria-Fátima, o funeral realiza-se esta quarta-feira, dia 19, na igreja paroquial da Bajouca, pelas 16 horas. O corpo será sepultado no cemitério local.

Manuel Pedrosa Melquíades, que residia na Casa do Clero, entrou para o Seminário de Leiria em 1949, tendo sido ordenado sacerdote em agosto de 1961 pelo bispo D. João Pereira Venâncio. Prestou serviço nas paróquias da Maceira, Boa Vista, Vermoil, Meirinhas, S. João e S. Pedro, Alcaria, Pedreiras, Maceira e Amor, tendo colaborado como vigário paroquial nas paróquias de Bajouca e de Carnide.

Foi ainda revisor dos livros de registo paroquial na Câmara Eclesiástica de Leiria, entre 1967 e 1970; diretor do Internato Distrital de Leiria, em 1971; professor de Educação Moral e Religiosa Católica na escola pública em Leiria; vigário em Porto de Mós; elemento da equipa de redação da revista “Leiria-Fátima, órgão oficial da Diocese” e integrou o Serviço de Apoio ao Clero, entre muitas outras funções.

Em 2018, cessou funções nos serviços pastorais por motivos de saúde, tendo se mudado para a Casa Diocesana do Clero em 2019, onde veio a falecer esta semana.

Em nota enviada às redações, a Diocese de Leira-Fátima destaca a “bondade natural e generosidade”, bem como o “bom humor” de Manuel Pedrosa Melquíades, que “era uma pessoa culta, gostava de viajar”, “era ordenado e rigoroso na documentação e sua conservação no cartório paroquial”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados