Assinar
Leiria

Feira dos 29, em Monte Redondo, realiza-se há 169 anos

Sábado haverá atuação dois grupos, no recinto, com o objetivo de “honrar a história”.

UFMRC

Todos os meses, seja dia de semana ou fim de semana, a Feira dos 29 acontece em Monte Redondo, concelho de Leiria. É assim há 169 anos. Trata-se de uma das feiras mais antigas da região.

Salvo poucas excepções em que a feira não aconteceu – mais recentemente, por exemplo, durante a pandemia -, os comerciantes concentram-se todos os meses. Pode divergir o local – quando criada, em 1864, decorria junto à Igreja Matriz – ou o dia, nos anos em que fevereiro apenas tem 28 dias, como aconteceu em 2023 em que decorreu no último dia de fevereiro.

Para assinalar o 169.º aniversário, no largo da Feira, onde há vários anos são montadas as tendas e comercializados os produtos, pelas 10 horas do próximo sábado, haverá animação com o Grupo de Concertinas do Marquês. Uma hora depois, pelas 11 horas, será a vez do grupo de folclore francês Les Fardelets du Forez atuar. O grupo está na região a convite do Rancho Folclórico Rosas do Liz, para participar nas cerimónias de aniversário.

O aniversário da Feira dos 29 é uma iniciativa é da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, com o objetivo de “honrar a história” da comunidade, numa parceira com o Rancho Folclórico Rosas do Liz- Carreira, no âmbito do seu 58.º aniversário, e do Rancho Rosas da Alegria-Sismaria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados