Assinar
Leiria

JMJ: condicionamento de trânsito este sábado em Leiria, alerta PSP

São esperados 15 mil jovens no Jardim da Almoinha Grande, próximo do estádio. Haverá uma missa campal, logo de manhã, e outras atividades

A PSP de Leiria alerta para o condicionamento de trânsito na cidade este sábado, dia 29, para a realização de eventos no âmbito do Dia da Diocese, integrada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“São esperados cerca de 15 mil jovens no Jardim da Almoinha Grande, próximo do estádio. Haverá uma missa campal, logo de manhã, e outras atividades planeadas para o local. Ao mesmo tempo, haverá a tomada de refeição no Estádio de Leiria”, afirmou o comissário da PSP, André Serra.

Nesse sentido, a polícia criou um perímetro de segurança, “que terá algumas restrições de circulação rodoviária”. Assim, desde quinta-feira que o parque de estacionamento do Jardim da Almoinha Grande está interdito, até porque “será o local onde ficarão as tendas e as equipas de emergência médica”.

André Serra adiantou ainda que o parque de estacionamento junto ao estádio também estará fechado a partir das 08h00 horas de sábado, “toda a zona envolvente do estádio e do jardim também terá restrições, nomeadamente a avenida Bernardo Pimenta, que ficará toda interdita, a ponte Euro 2004, onde se fará o desembarque de muitos dos autocarros dos peregrinos, e um dos sentidos da avenida 22 de Maio”.

“Esperam-se muitas pessoas nas imediações e poderá ser um problema”, acrescentou o comissário, que apela ainda aos cidadãos, que não terão limitações pedonais, para não levarem os seus animais de estimação para aquela zona, para evitar eventuais incidentes.

André Serra solicitou ainda a todos os participantes para adotarem “comportamentos próprios para o efeito e comportamentos cívicos”, não utilizarem drones, “porque será um espaço aéreo interditado”, e não transportarem objetos contundentes, em vidro ou engenhos explosivos.

Afirmando que haverá “reforço de patrulhamento em toda a cidade”, até porque há “eventos programados no âmbito deste dia para o Jardim Luís de Camões e Jardim de Santo Agostinho”, o comissário garantiu que a PSP também dará resposta ao “resto da vivência da cidade e do distrito”.

“Temos a decorrer, neste dia, as festas de Peniche e as festas de Pombal, que fazem parte do [território do] Comando Distrital da PSP de Leiria e tem de haver reforço de patrulhamento. Tivemos de nos desdobrar e fazer todo o planeamento”, disse.

“No âmbito das parcerias das comissarias europeias, temos cá dois polícias espanhóis e um francês, que nos vão acompanhar amanhã no policiamento e será uma mais-valia para nos ajudar no contacto com a população estrangeira.

A Diocese de Leiria-Fátima organiza, este sábado, uma “Míni Jornada Mundial da Juventude”, na cidade.

“Leiria Faith n’ Fun” foi o nome dado a este dia, que começa às 10:30 com a eucaristia presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, no jardim da Almuinha Grande, com todos os jovens, contando ainda com a presença de mais de 30 bispos e mais de 300 padres de todas as nacionalidades.

Estão ainda agendados 30 eventos, a partir das 14:00 a decorrer em 22 locais da cidade.

Os jovens e voluntários que estiverem inscritos na JMJ poderão visitar gratuitamente os museus e equipamentos culturais geridos pelo Município de Leiria, até ao dia 30 de julho, “contribuindo para uma maior projeção da cidade junto dos participantes” na Jornada, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados