Assinar
Sociedade

Padre Armindo Janeiro é o novo vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima

Armindo Janeiro sucede a Jorge Guarda que esteve no cargo durante 25 anos.

Armindo Janeiro, de 58 anos, é natural da Freixianda, concelho de Ourém Foto: Agência Ecclesia

Armindo Janeiro vai suceder a Jorge Guarda nas funções de vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, a partir de 23 de julho.

Pároco de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, Armindo Janeiro, de 58 anos, foi escolhido pelo bispo José Ornelas, após consulta dos membros do clero que se encontram ao serviço da diocese. Sucede, assim, ao padre Jorge Guarda que exerceu o cargo de vigário-geral durante 25 anos e que “pediu para ser substituído nessas funções, a fim de se dedicar ao cuidado pastoral direto do povo de Deus”, refere nota informativa da diocese.

Atualmente, Armindo é administrador paroquial da Gondemaria, presidente da Direção da Casa Diocesana do Clero e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral.

Natural de Ruge Água, Freixianda, concelho de Ourém, entrou para o Seminário em 1976, tendo sido ordenado presbítero em 1990, na Catedral de Leiria, por D. Alberto Cosme do Amaral.

Licenciado em Teologia Fundamental, desde a sua ordenação sacerdotal exerceu diversas funções, entre as quais as de vigário paroquial de Leiria, assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas e do Movimento Católico de Estudantes, diretor do Departamento do Património Cultural e reitor do Seminário Diocesano de Leiria.

Na nota informativa da diocese, relativa à nomeação do padre Armindo Janeiro, José Ornelas agradece “muito reconhecidamente ao padre Jorge Guarda o excelente serviço que prestou à nossa Igreja diocesana, com toda a dedicação, durante 25 anos”. Manifestou-se ainda “pessoalmente grato pelo acolhimento fraterno, amigo e eficaz” desde o dia em assumiu o serviço de bispo na diocese.

Padre Jorge Guarda foi vigário-geral da diocese durante 25 anos. Foto: Agência Ecclesia

José Ornelas agradeceu igualmente ao padre Manuel Armindo Janeiro “a disponibilidade para aceitar a missão que agora lhe é confiada”, ao serviço da diocese. As funções serão assumidas durante a eucaristia das 19horas de domingo, 23 de julho, na Sé de Leiria.

O vigário-geral é o sacerdote a quem o bispo delega o próprio poder executivo para os atos administrativos em toda a diocese, com eventual exceção dos reservados por ele ou pelo direito.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados