Assinar
Cultura

Quatro filmes premiados no IndieLisboa para ver em Leiria a partir de segunda-feira

Esta semana, o Teatro Miguel Franco acolhe uma extensão do festival internacional de cinema.

"Safe place" é o primeiro filme a exibir na extensão do Indie em Leiria

Leiria recebe quatro filmes vencedores do festival IndieLisboa nos dias 17, 19 e 20 julho, a descobrir no Teatro Miguel Franco, com bilhetes a 4 euros.

Na segunda-feira, dia 17, “Safe Place” (Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa), um retrato duro e cru de um período tumultuoso de 24 horas que desordena a vida de uma pequena família.

No dia 19, há sessão dupla, com “Even Hell Has its Heroes” (Menção Especial IndieMusic), sobre “a mais lenta banda de metal do mundo”, e “Remember to Blink” (Prémio do Público Longa Metragem), a história de duas crianças da Lituânia adotadas por um casal francês e a relação que se desenvolve com a tradutora, também lituana.

No dia 20, “Vermelho Bruto” (Menção Especial Competição Internacional), documentário com mais de três horas sobre a vida das quatro mulheres e mães – Alessa, Eunice, Fabiana e Jo, que testemunharam o processo de redemocratização do Brasil (1985-1995).

Na programação preparada pelo Teatro José Lúcio da Silva para este verão, o próximo filme a ser exibido no ciclo de cinema ao ar livre é “Casa de Repouso”, comédia franco-suíça que passa a 29 de julho.

A 18 de agosto, o filme proposto é “Fica connosco”, comédia francesa sobre um humorista judeu que regressa a França depois de se ter convertido ao catolicismo.

O ciclo do Teatro José Lúcio da Silva fora de portas termina a 1 de setembro, com “Doutor?”, mais uma comédia com assinatura francesa, sobre um médico de serviço nas urgências que dá um mau jeito às costas…

Em Leiria, o verão também leva cinema até perto do mar: a 28 de julho (21h30, entrada livre), a Lagoa da Ervedeira terá direito a filme do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

“Rios Urbanos”, documentário sobre os rios Tejo e Sado, e “O Salto do contrabando”, a partir de memórias ligadas ao fenómeno de contrabando de subsistência e do Salto, serão exibidos ao ar livre, junto à lagoa.

No início de agosto, há cinema no Mercado da Praia do Pedrógão, com “Se o mar deixar”, também uma seleção do CineEco. Será no dia 4 (21 horas, entrada livre). O documentário resultado de 15 anos de filmagens de Pedro Aguilar sobre o pescador António Escaleira de Azenha do Mar.

A programação de cinema do Teatro José Lúcio da Silva prevê ainda para Leiria, até ao final do ano, a Festa do Cinema Italiano, em setembro, e uma extensão do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, no início de novembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados