Assinar
Fátima

Visita do Papa Francisco a Fátima vai obrigar a restrições na circulação de trânsito

Moradores, trabalhadores e comerciantes só podem circular com comprovativo.

Foto de arquivo: DF Daniela Faria

Há constrangimentos de vária ordem que estão previstos para a região, com a visita do Papa Francisco a Fátima, no próximo dia 5 de agosto. Um dos mais relevantes deverá acontecer com o trânsito.

Este acontecimento, integrado no programa da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, levou diversos atores económicos, de serviços e institucionais a partilhar o que está a ser feito e pensado.

No Santuário de Fátima, a grande afluência está prevista entre 4 e 10 de agosto. O padre Carlos Cabecinhas revelou, em conferência de imprensa, no passado dia 14, que, de 29 a 31 de julho, ocorrerá um dos maiores fluxos de peregrinos.

No entanto, será a 4 e 5 de agosto, com a presença do Papa em Fátima, que se sentirá uma maior pressão, bem como dia 7.

Depois, a 13 e 15 de agosto, tradicionalmente o momento em que muitos portugueses, emigrantes, se dirigem à Cova da Iria, também estão a ser avaliados como dias de grande concentração de pessoas.

Em tempo de Jornada Mundial, o reitor do Santuário anunciou que haverá “ajustes nos lugares das celebrações”, que ocorrerão preferencialmente na basílica da Santíssima Trindade, no altar do recinto e na Capelinha das Aparições. Haverá ecrãs gigantes e sistema de som que se irá propagar até à praça Pio XII (atrás da nova basílica).

Quanto ao trânsito, será restringido, com o pico entre as 20 horas de 4 de agosto e as 14 horas de 5 de agosto, com permissão de passagem no perímetro definido apenas para viaturas de segurança, residentes com mobilidade reduzida, viaturas de limpeza urbana e hóspedes em unidades hoteleiras, sempre com comprovativo.

“Preparem tudo atempadamente” recomendou o comandante do Destacamento da GNR de Tomar, Diogo Oliveira, adiantando aos comerciantes que as restrições foram retardadas “para que tenham o mínimo de incómodo possível”. A exceção será sempre validada pela GNR e a solução pode ser andar a pé.

Reforço de 27 contentores de resíduos sólidos, com duas recolhas diárias previstas, no caso da Tejo Ambiente, foram apontadas por José Santos, para estes dias. Vão ser instalados mais 18 bebedouros e a garantia de que o caudal de água na torneira não vai diminuir, garante a Be Water.

O Centro de Saúde de Fátima estará também a funcionar até às 20 horas. O Município tem já ativa a aplicação (fatima2023jmj.ourem.pt) que permite conhecer os pontos de apoio (acampamentos, bebedouros, farmácias, WC), bem como outras informações.

A partir de hoje, sábado, dia 22, a Aldeia Jovem, no Santuário de Fátima dispõe de tendas com espaço de refeições, espaço de acantonamento e de acampamento, casas de banho e duche, gratuito, 24 horas por dia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados