Assinar
Cultura

Fazunchar: A arte faz a festa e volta a pintar as paredes de Figueiró dos Vinhos a partir deste sábado

Duas exposições abrem hoje uma programação com três dezenas de propostas, entre concertos, instalação, visitas guiadas, oficinas, concertos, um piquenique comunitário e muitos murais criativos.

A exposição "De tempos a tempos", de Miguel Oliveira, é inaugurada este sábado, 12 de agosto, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos Foto: Fazunchar

Artistas da Bélgica, Brasil, Espanha e Portugal vão pintar novos murais no concelho de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, do festival de artes Fazunchar, que arranca este sábado, 12 de agosto, com uma programação que contempla concertos, oficinas, visitas guiadas e exposições.

A pintura mural é o corpo principal da programação da quinta edição do festival. Entre 12 e 20 de agosto, novas obras vão nascer nas ruas e freguesias de Figueiró dos Vinhos, com assinatura de Giuliane Sampanio (Brasil), Jaune (Bélgica), Marta Lapeña (Espanha) e dos portugueses Mário Belém e Daniela Guerreiro. 

O trabalho dos cinco muralistas vai refletir o olhar e técnica pessoal a partir do território e das gentes do concelho, frisa a organização, a cargo da plataforma Mistaker Maker e do município de Figueiró dos Vinhos. 

“A pintura de murais é o mais visível e todos podem ir assistindo e acompanhando a evolução dos trabalhos. É uma vertente do festival muito apreciada”, disse a vereadora da Cultura, Marta Brás, salientando o conjunto de visitas agendadas para os dias 19 e 20 de agosto.

Nesse que é o fim de semana principal do festival, será possível descobrir as novas criações, mas também as pinturas realizadas para o Fazunchar em anos anteriores. 

“Há sempre muita gente nas visitas, em que é explicada a visão e a interpretação dos artistas para cada obra”, sublinhou a vereadora, destacando a possibilidade de, assim, se entender melhor “as nossas cores e as tradições de Figueiró dos Vinhos, que foram identificadas pelo pintor José Malhoa [1855-1933]”.

Esta edição conta ainda com residências artísticas na área da música, por Ana Lua Caiano, do vídeo, por Miguel Canaverde, e da pintura, por Martinho Costa.

O belga Jaune vai deixar a sua marca na aldeia do Cercal, na freguesia de Aguda, em Figueiró dos Vinhos

Neste primeiro dia, realce para a inauguração da exposição “Ilustrar Malhoa 2019-2022) no Museu e Centro de Artes (16 horas) e, depois, apresenta-se outra exposição, “De tempos a tempos”, do fotógrafo Miguel Oliveira, em vários locais da vila.

A comunidade de Figueiró dos Vinhos é responsável por outra das exposição a apresentar, num programa que oferece ainda a Rota dos Fregueses, um piquenique comunitário, duas oficinas (na quarta-feira, dia 16, ao início da tarde, há workshop “Cianotipia botânica” no Museu e Centro de Artes) e a iniciativa Jornal de Cordel. 

A principal novidade, destaca Marta Brás, é “Fazunchar faz a festa”, no dia 19 de agosto. Assinalando o décimo aniversário do Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, ao longo de nove horas, haverá “um ‘sunset’ riquíssimo com as mais diversas formas de arte e cultura”, mostrando o resultado da residência de literatura de João Pedro Vala em 2022, o projeto “Traços e acordes” com música, papéis, lápis e copos por Mouzelo e Nuno Sá, conversa com artistas, concertos de João Gil Trio com Joana Rodrigues e de Stereossauro e uma sessão de DJ.

Nesta edição de Fazunchar, a vereadora admite “expectativa elevada” para, através do evento, “continuarmos a atrair mais pessoas, mais visitantes e com vontade de ficar mais dias em Figueiró dos Vinhos e acompanhar este festival”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados