Assinar
Sociedade

Aviso amarelo para o distrito de Leiria devido à chuva e trovoada

Para domingo, preveem-se ainda vento forte e agitação marítima.

O distrito de Leiria está sob aviso amarelo, para já até às 12 horas deste sábado, devido à chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Segundo o aviso, atualizado esta madrugada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se ainda para o distrito de Leiria vento forte do quadrante sul na faixa costeira, com rajadas até 75 km/h a partir da meia-noite de hoje e até às 15 horas de amanhã, domingo.

O mau tempo estende-se ainda à costa, entre as 3 e as 12 horas de domingo, com previsão de ondas com 3,5 a 4,5 metros de altura, que justificam também um aviso amarelo para o distrito.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, por seu turno, um aviso à população devido às condições meteorológicas adversas para os próximos dias em todo o país, em especial nas regiões Centro e Norte.

Além de períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada e por vezes de granizo, “prevê-se ainda vento forte do quadrante oeste para sul e agitação marítima com aumento gradual até 17 de setembro”, refere no alerta emitido ontem.

No mesmo aviso da conta de alguns efeitos expectáveis, como inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água; ou arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados