Assinar


Caldas da Rainha

Bombeiros combatem incêndio no Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha

Chamas estão a consumir uma das estruturas dos pavilhões há muito desativados.

Foto de Arquivo

Um incêndio deflagrou por volta das 16h41 desta segunda-feira numa das estruturas dos pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, está a arder uma das três estruturas que estão desativadas há muitos anos e que “chegou a ser uma biblioteca”.

Às 17h44 desta segunda-feira, estavam a combater o incêndio 43 operacionais apoiados por 14 veículos.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio “está a ceder aos meios”, mas o combate está a ser dificultado pelas características do edifício, que foi construído em madeira e não possibilita que se “trabalhe por dentro”, dado o risco de colapsar. O combate está a ser feito pelo exterior, através de uma autoescada.

Até ao momento não há feridos a registar, avançou.

Os pavilhões do parque foram projetados nos finais do século XIX por Rodrigo Berquó para serem o novo Hospital D. Carlos I.

O projeto previa a construção de sete pavilhões, destinados a enfermarias, uma galeria com 55 metros de comprimento e instalações sanitárias.

Berquó morreu antes da conclusão do projeto e os pavilhões nunca chegaram a cumprir essa função, tendo servido, durante mais de 100 anos, para albergar um quartel militar, uma esquadra da polícia e uma escola secundária.

Atualmente estão desativados e parte deles foram concessionados à Visabeira, para a construção de um hotel de cinco estrelas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.