Assinar
Desporto

Do xadrez ao hóquei, há dezenas de modalidades para experimentar hoje no parque do avião

O evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA decorre até às 18 horas.

De sapatilhas nos pés, em cima de bicicletas e equipados a rigor. Assim chegaram os primeiros participantes à Festa do Desporto esta manhã para um passeio de btt. Houve também quem optasse pela caminhada por “Leiria histórica”.

Estas duas atividades dão o mote para mais um dia do evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA. Mas até às 18 horas há dezenas de modalidades para experimentar no parque do avião e também no circuito Polis.

São muitos os palcos que compõem o recinto, desde campos de jogos a dança.

Para os clubes representados no evento, este é um momento importante para divulgar a modalidade, esclarecer dúvidas e ensinar. Ricardo Oliveira esteve ontem no palco de artes marciais a mostrar um pouco daquilo que se pode aprender em defesa pessoal, desde julho, na escola de dança Staccato.

Segundo o treinador, existe interesse e curiosidade por parte das pessoas, mas “a sociedade em geral devia dar mais valor à defesa pessoal e à arte marcial, porque tem uma série de benefícios”, entre eles cognitivos: “a arte marcial consegue traduzir-se em muita coordenação, agilidade, condição física”.

“Nas artes marciais, as pessoas conseguem ter uma abrangência que não é normal”, explicou.

Ao lado daquele palco, estão os mestres do xadrez, os Corvos do Lis. O presidente do clube, Duarte Basílio, diz que as pessoas têm aderido muito à modalidade, “estão curiosas, até porque o xadrez está na moda”. Frisa que a nível de jovens a cidade de Leiria é a terceira com o maior número de atletas e também com mais qualidade.

Divulgar e explicar o que é o xadrez são os principais objetivos do clube de Leiria na Festa do Desporto, porque as pessoas “sabem que o xadrez é um jogo, mas não sabem que a competição de xadrez é a que tem mais participantes a nível mundial. No mundo inteiro joga-se xadrez competitivo e as pessoas não sabem o que é um emparceiramento, como é que alguém ganha um torneio”.

Duarte Basílio reconhece que o xadrez tem estado a evoluir muito em termos de quantidade.

Dos mais novos aos mais velhos, muitos juntaram-se também no campo junto ao avião para jogar com o Clube da Escola de Ténis de Leiria (CETL). Crianças de quatro e cinco anos divertiam-se a tentar acertar na bola de ténis.

Para o treinador do CETL, Miguel Sousa, a Festa do Desporto reveste-se de grande importância, porque agrega muitas modalidades num único local, permitindo que “um pai, com uma só visita acabe por conseguir ter um leque muito grande de opções, para proporcionar isso às crianças”.

Também não faltaram à chamada ontem a Patinagem Vidigalense. No skatepark do parque do avião captaram a atenção de muitos progenitores, que não hesitaram em colocar os filhos em cima de uns patins. “As pessoas aderem e gostam muito”, sublinha Dina Gaspar, treinadora do clube, notando que este tipo de eventos são importantes para divulgar a modalidade, mas também para incentivar à prática de desporto.

“Muita gente diz que não pratica desporto porque tem medo desde a pandemia. Além disso há a questão financeira”, explica.

O certo é que o dinheiro não está em cima da mesa este fim de semana. Até às 18 horas de hoje, é possível experimentar um grande conjunto de modalidades de forma gratuita. Consulte o programa completo aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados