Assinar
Leiria

Jovem de 16 anos detido quando tentava incendiar uma zona florestal

Detenção do jovem ocorreu com o apoio de populares durante uma ação de patrulhamento e vigilância.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Um jovem de 16 anos foi detido ontem pela GNR, quando tentava incendiar uma zona florestal através de chama direta, com recurso a um isqueiro, na Serra de Porto Urso, freguesia de Monte Real e Carvide, concelho de Leiria.

A detenção ocorreu durante uma ação de patrulhamento e vigilância do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria, informa a GNR em nota enviada às redações. Com o apoio de populares, os militares detetaram o suspeito e detiveram-no, tendo sido constituído arguido e entregue à Polícia Judiciária.

Na mesma nota, a GNR relembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que a sua realização é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”. As queimas e queimadas estão ainda dependentes de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

A GNR aconselha os cidadãos a seguirem as regras de segurança, estarem sempre acompanhados e manterem por perto o telemóvel. Para contactar a GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) cuja ação incide sobre a proteção ambiental e dos animais, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território através do número 808 200 520. Esta linha funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados