Assinar
Desporto

Leiria recebe sessão anual da Academia Olímpica de Portugal

“A informação e os Jogos Olímpicos” é o tema central da Sessão Anual, que se realiza de 29 de setembro a 1 de outubro.

“A informação e os Jogos Olímpicos” é o tema central da 34.ª edição da Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal (AOP) que, de 29 de setembro a 1 de outubro, se realiza em Leiria.

Depois de Miranda do Corvo, Reguengos de Monsaraz, Braga e Funchal e Sines, em 2023, o evento viaja até à cidade do Lis, onde os membros da AOP, mas também investigadores, professores, autarcas, dirigentes olímpicos e associativos, atletas olímpicos e paraolímpicos e ainda jornalistas ou outros interessados podem participar nos trabalhos em torno dos temas do Olimpismo, a base desta entidade integrada no Comité Olímpico de Portugal (COP), liderada por Tiago Viegas.

Os trabalhos vão decorrer no auditório da ESECS e a cerimónia de abertura, aberta a todos os interessados, no dia 29, pelas 21h15, será conduzida por João Pedro Mendonça, jornalista e editor de Desporto da RTP, para falar sobre “Comunicação, informação e Jogos Olímpicos”.

O restante programa da sessão vai desenvolver-se em painéis de temas comuns a todas as sessões da AOP (sobre as academias olímpicas, os Jogos Olímpicos da antiguidade e os da modernidade) e de temas variáveis, sendo estes centrados na temática geral dada a esta edição do encontro, a informação.

No sábado, dia 30, o painel “Jogos Olímpicos e informação”, moderado por Mário Martins, tem início às 11 horas e tem a participação de jornalistas de vários órgãos de comunicação que trabalham a temática: Marina Guerra (imprensa, REGIÃO DE LEIRIA), Mário Fernando (rádio, TSF) e um jornalista da televisão (ainda por confirmar).

À tarde, a mesa-redonda vai juntar atletas com experiência olímpica, a falar de comunicação, redes sociais e da famosa Regra 50, que estabelece que os atletas não podem realizar nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial nos parques olímpicos ou locais de competição. João Silva, triatleta natural da Benedita, com várias experiência olímpicas, e a leiriense Evelise Veiga, que esteve em Tóquio 2021, (atletismo) são dois dos quatro atletas convidados que já confirmaram a presença.

O último dia da Sessão Anual será reservado à apresentação de atividades de membros da AOP e das academias olímpicas dos países de língua portuguesa, concluindo-se os trabalhos com a habitual comunicação sobre uma modalidade olímpica. O andebol foi a modalidade escolhida em 2023, numa apresentação a cargo do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro.

A Sessão Anual é uma organização da AOP, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, e o REGIÃO DE LEIRIA.

As inscrições (30 euros) estão disponíveis, até dia 19, através da AOP, sendo gratuitas para os participantes que não necessitem de alojamento.

PROGRAMA

Sexta-feira, 29 de setembro
21h15 – Cerimónia de abertura
21h45 – “Comunicação, informação e Jogos Olímpicos”, João Pedro Mendonça (RTP)

Sábado, 30 de setembro
9h00 – A Academia Olímpica de Portugal e os Jogos Olímpicos, com moderação de Marta Lopes
9h15 – “AOP e AOI”, Tiago Viegas
9h45 – “Jogos Olímpicos: da antiguidade à modernidade”, Gustavo Marcos
11h00 – Jogos Olímpicos e informação, com moderação de Mário Martins
11h05 – “Imprensa e Jogos Olímpicos”, Marina Guerra (Região de Leiria)
11h20 – “Rádio e Jogos Olímpicos”, Mário Fernando (TSF)
11h40 – “Televisão e Jogos Olímpicos”, orador a confirmar
14h30 – Visita cultural
17h00 – Mesa-redonda “Atletas olímpicos e comunicação. As redes sociais e a Regra 50”, moderada por David Rosa

Domingo, 1 de outubro
7h30 – Atividade desportiva
9h30 – Relatório de participação na 63.ª Sessão da AOI para Jovens Embaixadores Olímpicos – Francielly Martins Prado
10h00 – Atividades de membros da AOP e das Academias Olímpicas dos Países de Língua Portuguesa
11h30 – “O andebol nos Jogos Olímpicos”, Miguel Laranjeiro (FPA)
12h30 – Cerimónia de encerramento

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.