Assinar


Cultura

Ciclo dedicado à música no feminino arranca em Alcobaça

O programa começa no dia 4 de novembro com uma homenagem a Constança Capdeville (1937–1992).

O Capdeville Ensemble atua no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro

O Cistermúsica acolhe, nos dias 4 de novembro a 9 de dezembro, o Ciclo Fronteiras, nesta edição dedicado à música no feminino, abordando universos de compositoras como Constança Capdeville e Isabel Soveral.

O ciclo, que pretende “recuperar o legado” de mulheres compositoras e “renovar os diálogos musicais entre culturas”, vai levar a vários espaços do concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, diversas propostas, de acordo com a ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes.

O programa arranca no dia 4 de novembro com o Capdeville Ensemble a apresentar-se no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro para prestar homenagem a Constança Capdeville (1937–1992). Inspirado na obra e vida da compositora de “Amen para uma ausência”, o grupo estreia o programa “Nocturno para Constança”.

Uma semana depois, no dia 11, Os Músicos do Tejo convidam o flautista indiano Shashank Subramanyam para um concerto na Sacristia Manuelina do Mosteiro de Alcobaça.

Intitulado “Alankaar”, este programa cruza música barroca francesa com música clássica indiana (carnática), incluindo composições originais do próprio Subramanyam e de Eero Hämeenniemi.

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro com o programa Música no Feminino, num concerto que engloba composições de três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.

O ciclo Fronteiras prossegue nos fins de semana seguintes, até ao dia 9 de dezembro, com propostas que incluem atuações do saxofonista Philippe Trovão, da Banda Sinfónica de Alcobaça e do Quinteto Sextante.

Os bilhetes para os concertos dos dias 4 e 18 podem ser adquiridos em www.bol.pt e no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro. Para o espetáculo de dia 11, os bilhetes poderão ser adquiridos em www.blueticket.pt e na Academia de Música de Alcobaça.

O Cistermúsica Fronteiras é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, em parceria estratégica do Município de Alcobaça e com a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.