Assinar
Mercado

Conferência une Centro em defesa do novo aeroporto em Santarém

Projeto da infraestrutura ambicionada para Santarém será apresentado. Autarcas das comunidades intermunicipais de Leiria, Coimbra, Beira Baixa e Médio Tejo vão estar presentes.

O “Centro do país unido na defesa da opção Santarém” e “as características do projeto Magellan 500 Airport e o calendário da sua concretização” são os pontos de partida da conferência que o jornal REGIÃO DE LEIRIA promove na próxima sexta-feira, dia 20, sobre a melhor localização para o futuro aeroporto.

“Santarém, um aeroporto para Portugal” é o tema da conferência, que decorre no auditório dos serviços centrais do Politécnico de Leiria (edifício sede), em Leiria.

À apresentação do projeto Magellan 500 Airport, seguem-se um debate, testemunhos de autarcas e intervenções sobre oportunidades para o turismo e impacto na rede ferroviária.

A apresentação está a cargo de Carlos Brazão, líder do consórcio responsável pelo projeto. Segue-se o debate e a apresentação de testemunhos de membros das comunidades intermunicipais, sob o tema “Centro do país unido na defesa de um projeto”.

“Oportunidades para o turismo e valorização do território” é o tema de uma mesa-redonda, que conta com a participação dos presidentes da Nerlei, António Poças; da Aciso, Purificação Reis, e da câmara de Ourém, Luís Albuquerque, bem como da investigadora e especialista em turismo religioso Margarida Franca. O investigador e especialista em economia e planeamento de transportes, Manuel Tão, faz uma intervenção sobre “Oportunidades e implicações na rede ferroviária”.

A conferência começa às 14h30, com a intervenção dos presidentes da CIM Região de Leiria, Gonçalo Lopes; da câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves; do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, e do diretor do jornal REGIÃO DE LEIRIA, Francisco Rebelo dos Santos. O encerramento, às 17h30, está a cargo do vice-presidente da CCDR do Centro, Eduardo Castro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do email: marketing@regiaodeleiria.pt ou 244 819 950, até ao próximo dia 18 de outubro.

Esta conferência pretende dar continuidade à unidade verificada na região Centro em defesa da construção de um aeroporto em Santarém, já manifestada por representantes de quatro comunidades intermunicipais: Leiria, Coimbra, Beira Baixa e Médio Tejo.

Estas quatro comunidades reúnem 48 municípios que, por sua vez, congregam mais de 10 por cento da população do país. Os autarcas acreditam que a construção de um aeroporto em Santarém é a melhor entre as nove opções em análise: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém, Portela + Alcochete; Pegões; Portela + Pegões, e Rio Frio + Poceirão.

Os autarcas apresentam quatro razões em defesa do projeto: a localização, com uma “posição central em relação às regiões circundantes”; o potencial turístico, o desenvolvimento económico, com “um significativo aumento das oportunidades de negócios”, e o descongestionamento de outros aeroportos.

O novo aeroporto seria resultado da “iniciativa privada, que tem uma capacidade financeira robusta e que nos indica que se a decisão for tomada com rapidez, até final de 2029 a obra estaria pronta a ser utilizada”, referiu, em junho, o presidente da CIM Região de Leiria, Gonçalo Lopes, após uma reunião em Porto de Mós com os presidentes das outras três comunidades.

Também para a Nerlei, “a localização óbvia do novo aeroporto seria a norte do rio Tejo, pois é aí que está a maioria da população e da atividade económica que mais utiliza, e utilizará, esta infraestrutura”, como já referiu o presidente da associação, António Poças.

É neste contexto que decorre a conferência, centrada no projeto Magellan 500 Airport e no reforço das posições dos diferentes sectores da região Centro em defesa desta opção para o futuro aeroporto do país.

PROGRAMA
14h30 / 15h00 Abertura
Francisco Rebelo dos Santos, diretor do jornal REGIÃO DE LEIRIA
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém
Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria

15h00
Carlos Brazão
Apresentação do projeto Magellan 500 Airport e debate

15h45 pausa para café

16h00
Centro do País unido na defesa de um projeto
Testemunhos de autarcas de diversas comunidades intermunicipais

16h30
Oportunidades para o turismo e valorização do território
António Poças, presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria
Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima
Margarida Franca, investigadora e especialista em turismo religioso
Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém

17h15
Oportunidades e implicações na rede ferroviária
Manuel Tão, investigador e especialista em economia e planeamento de transportes

17h30 – Encerramento
Eduardo Castro, vice-presidente da CCDR do Centro

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados