Assinar
Convida-nos a ir à tua escola

Crianças do Cubo Mágico descobrem o mundo através das páginas do jornal

Curiosas e perspicazes, as crianças da Sala Pessoa, do colégio infantil Cubo Mágico, deram resposta a todos os desafios que lhes foram lançados.

A história do Bobi, o cão mais velho do mundo, foi o ponto de partida para o jogo do “telefone estragado”. Começava assim: “Era uma vez um cão chamado Bobi…”. A notícia continuava com a idade do animal e o facto de ser considerado o cão mais velho de sempre em todo o mundo.

Era esta a informação que devia circular, de ouvido em ouvido, pelas 18 crianças da Sala Pessoa, no colégio infantil Cubo Mágico em Leiria. Mas o telefone estava mesmo muito estragado e, quando chegou ao fim da linha, a informação limitava-se a isto: “shhhhhhhh”.

O jogo foi o pretexto para começar uma conversa, em palavras simples, sobre a importância do jornalismo num mundo com tanto ruído e desinformação.

Mas a sessão, que decorreu na manhã do passado dia 26, não ficou por aqui. Com um exemplar nas mãos, as crianças de 4 e 5 anos puderam folhear e descobrir que o jornal não é só para gente grande. Também eles podem ali encontrar assuntos que lhes despertem a atenção.

Eles próprios não são novatos em matéria de notícias. É da sua responsabilidade o “Jornal Pessoa” afixado num dos corredores do jardim de infância. O que ali está publicado é fruto da sua curiosidade e das perguntas que fizeram nas várias salas do Cubo Mágico.

A sessão com o REGIÃO DE LEIRIA terminou com imagens de notícias tristes como incêndios, inundações e tempestades, mas com uma conversa animada que voltou ao início: o Bobi e os animais de companhia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados