Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Nota de direção

A acreditação jornalística não pode, em circunstância alguma, estar sujeita a mecanismos de censura ou controlo editorial por parte de entidades externas. Trata-se de um atentado à liberdade de imprensa, consagrada na Constituição da República Portuguesa.

No passado fim de semana, o REGIÃO DE LEIRIA foi confrontado com uma situação inaceitável. Na sequência da acreditação solicitada para a cobertura do concerto de Andrea Bocelli, realizado em Leiria, foram impostas aos jornalistas, em particular aos repórteres de imagem, várias condições para o exercício da sua atividade profissional.

Embora compreendamos e aceitemos determinadas regras habitualmente associadas a este tipo de eventos, como a limitação da captação de imagens às primeiras músicas ou restrições quanto à duração e continuidade das gravações, houve uma exigência que ultrapassou os limites admissíveis: a obrigatoriedade de submeter previamente todo o material captado à aprovação da produtora do artista.

Consideramos este comportamento potencialmente ilegal. A acreditação jornalística não pode, em circunstância alguma, estar sujeita a mecanismos de censura ou controlo editorial por parte de entidades externas. Trata-se de um atentado à liberdade de imprensa, consagrada na Constituição da República Portuguesa.

Lamentavelmente, esta prática tem vindo a tornar-se cada vez mais comum, sobretudo com artistas internacionais, e tem sido aceite por vários órgãos de comunicação social. O REGIÃO DE LEIRIA recusa-se a compactuar com esta violação dos princípios fundamentais do jornalismo.

Por essa razão, informamos os nossos leitores de que não publicaremos imagens do referido concerto.
Como nota de rodapé, falta referir que, não obstante todas estas regras, a captação das imagens tinha de ser feita a vários metros do palco, mais precisamente na 24ª fila, atrás do público, e os fotojornalistas tinham de permanecer sentados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados