Assinar
Marinha Grande

Crisal substitui forno afetado por fogo

Duas dezenas de bombeiros acorreram ontem à empresa. Situação foi controlada, “sem nenhum incidente ao nível da segurança”

O forno da empresa Crisal, ontem afetado por uma fuga que obrigou à intervenção dos bombeiros, vai ser substituído no próximo ano, revela a empresa.

Em comunicado divulgado na tarde de ontem, a Crisal revela que o fogo ocorrido na manhã de ontem, segunda-feira, ficou a dever-se a “uma fuga de vidro numa das paredes laterais” do forno 1 da unidade fabril.

A meio da tarde de ontem, segunda-feira, a Crisal garantiu que a situação já estava controlada, “sem nenhum incidente ao nível da segurança dos colaboradores e equipas envolvidas”.

A intervenção dos bombeiros surgiu na sequência de uma intervenção no forno, que “estava a ser intervencionado por uma equipa especializada externa, que procedia ao revestimento a frio, tendo durante essa fase ocorrido uma fuga de vidro numa das paredes laterais”.

A fuga, adianta a explicação avançada em comunicado, “foi imediatamente controlada pelas nossas Brigadas de Primeira Intervenção, que já se encontravam no local como prevenção, face aos riscos que este tipo de operação comporta”.

No final da manhã de ontem, os dados disponibilizados pelo site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, davam conta de mais de duas dezenas de operacionais no local.

A empresa reconhece que “houve necessidade de solicitar o apoio dos Bombeiros da Marinha Grande, Leiria e Maceira, no sentido de garantir a quantidade de água e recursos necessários à operação”. A Crisal, explica o comunicado, “ativou o seu PEI (Plano de Emergência Interno), sendo este o adequado ao risco que se verificou”.

A empresa revela ainda que o forno afetado ontem será substituído no ano que vem. Em junho do ano passado, com a aquisição da Crisal pelo grupo Anders Invest, “foi tomada a decisão da substituição do Forno 1 por um novo forno (Oxy-Híbrido), o que irá acontecer já em 2024”.

Face à tecnologia deste novo forno, adianta a empresa, “a Crisal irá melhorar a sua eficiência energética, reduzindo também as emissões de dióxido carbono”.  Na mesma nota, a empresa assegura que este investimento visa transforma o Grupo Leerdam Crisal Glass (LCGlass), do qual a Crisal faz parte, “no produtor de vidro de mesa mais sustentável da Europa”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.