Assinar


Sociedade Exclusivo

Iniciativa cívica reaviva “memórias da oposição democrática”

Movimento cívico está a reunir os nomes de todos os cidadãos que de alguma forma se opuseram ao regime de Salazar e Marcello Caetano.

O movimento foi apresentado no dia 4 de outubro, no Hotel Eurosol, em Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

Um grupo de cidadãos quer resgatar a memória e homenagear todos os que, vivendo e trabalhando na área do distrito e círculo eleitoral de Leiria, se opuseram ao regime que vigorou em Portugal até 25 de Abril de 1974.


Secção de comentários

  • VP disse:

    Em iniciativas deste tipo encontro uma analogia perfeita com a Itália, onde mesmo passados ​​80 anos ainda se fala em fascismo. Uma pessoa que já atingiu a venerável idade de 80 anos, dava os primeiros gritos quando o fascismo terminava a sua história. Para Portugal os números são menores e em qualquer caso envolvem cerca de 2/3 da força de trabalho actual que ainda não tinha nascido no final do regime de Salazar. Sem retirar em nada a relevância histórica fundamental das situações que acabamos de descrever, tudo isto acontece em países como a Itália e Portugal, que infelizmente ainda estão longe de poder garantir aos seus cidadãos um nível de vida e serviços que excedam a suficiência. Saúde no balão, segurança dos cidadãos próximos, proteção da família e dos idosos, digamos pobres. Tenho 70 anos e estou muito feliz por nunca ter tido que lidar com o fascismo no meu país, mas não estou igualmente feliz por ter tido que lidar toda a minha vida com a narrativa cansada, cheia de hipocrisia e demagogia, com que os culpados gerações libertaram-se das suas responsabilidades. A história deveria ser estudada, com seriedade e sobretudo com verdade, na escola, homenageando os mortos. Enquanto na vida real deveríamos falar de fatos concretos, tentando melhorar as condições dos vivos.
    Com o maior respeito, desejo-lhe um bom trabalho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados