Assinar
Cultura

Leiria mostra como nos vestíamos para o trabalho, a feira e a romaria há um século

A décima edição da Mostra do Trajo Etnográfico da Alta Estremadura está agendada para este sábado, 14 de outubro, no Jardim Luís de Camões.

Foto: Fernando Rodrigues

Mais de 200 elementos de ranchos folclóricos do distrito de Leiria e concelho de Ourém vão participar na décima edição da Mostra do Trajo Etnográfico da Alta Estremadura, agendado para sábado, dia 14, em Leiria.

São 220 figurantes de 22 grupos de folclore que estão mobilizados para mostrar como se vestia antigamente no território da Alta Estremadura em várias ocasiões. Nesta edição do desfile, estarão em particular destaque os quadros relacionados com o Trabalho, a Feira e a Romaria.

As vertentes etnográficas que representam a Alta Estremadura, entre o mar e a serra, estarão representadas, mostrando-se o que envergavam as capacheiras, os resineiros, o pastor, as tecedeiras, os pulverizadores, os cavadores, as lavadeiras, as aguadeiras, as ceifeiras, os serradores, os moleiros, as peixeiras ou os pescadores, sem esquecer as crianças e os seus jogos tradicionais.

A Mostra do Trajo Etnográfico da Alta Estremadura vai acontecer no Jardim Luís de Camões a partir das 21h30. Se as condições meteorológicas forem desfavoráveis, o evento será transferido para o Mercado de Santana, avança a organização, a cargo da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, com a colaboração do Município de Leiria.

Envolvidos na mostra vão estar ranchos folclóricos dos concelhos de Leiria, Porto de Mós, Pombal, Nazaré, Batalha, Ourém, Alcobaça e Peniche.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.