Assinar
Cultura

Livro sobre a Leiria desde D. Afonso Henriques lançado no sábado

António Moreira de Figueiredo apresenta o novo livro de Ricardo Charters d’Azevedo este sábado, dia 28, no Celeiro da Fundação da Caixa de Agrícola, em Leiria.

Ricardo Charters d’Azevedo esclarece logo à partida: esta não é uma história de Leiria, porque isso compete aos historiadores – “e não o sou”, sublinha. Mas o investigador volta a publicar um livro sobre a evolução da cidade, a partir de cronistas e historiadores que trataram ou tratam a história de Leiria.

“Vozes sobre o passado – Cronistas e historiadores na construção da identidade de Leiria” é apresentado este sábado, 28 de outubro (15h30) no Celeiro da Fundação da Caixa Agrícola, em Leiria, e, nele, Charters d’Azevedo fala desses autores que têm contribuído para enriquecer o conhecimento sobre a evolução da cidade.

Recorrendo a escritos deles para apresentar elementos que contribuem, por um lado, para a “apresentação de uma identidade de Leiria” e, por outro, para divulgar o desenvolvimento morfológico urbanístico.

Com esta recolha, o autor quis “sinalizar alguns aspetos mais importantes do desenvolvimento urbanístico de Leiria desde que Leiria foi ‘tomada’ por D. Afonso Henriques, no segundo quartel do século XII”, evocando os edifícios mais emblemáticos, “mesmo que já tenham desaparecido”.

Em mais este contributo de Ricardo Charters d’Azevedo para o conhecimento e promoção do património e história de Leiria, relatam-se ainda “algumas velhas histórias que são, sem dúvida, igualmente património leiriense”. Porque, como recorda o próprio, “terra sem história escrita é árvore sem raízes”.

Este sábado, “Vozes sobre o passado – Cronistas e historiadores na construção da identidade de Leiria” será apresentado por António Moreira de Figueiredo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados