Assinar


Sociedade

Mau tempo: Proteção Civil alerta para risco de inundações e cheias durante o fim de semana

O comandante da proteção civil alertou para previsão de vento, por vezes forte, e aconselhou que seja prevenida a queda de objetos para a via pública.

A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações e cheias devido à previsão do agravamento da situação meteorológica no fim de semana, já a partir desta tarde, com especial incidência no Norte e Centro do continente.

Em declarações aos jornalistas, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que a ANEPC decidiu elevar, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.

Será também enviada à população um SMS preventivo a alertar para o risco de inundações e cheias.

Segundo André Fernandes, a Agência Portuguesa do Ambiente informou que as bacias hidrográficas com maior potencial de cheias são as dos rios Lima (em particular em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima), Cávado, Douro (com particular incidência nas sub-bacias do Tâmega e do Tua), Vouga e Mondego.

“É possível a ocorrência de cheias nestas bacias hidrográficas, bem como inundações em meio urbano, pelo que [os cidadãos] deverão tomar as medidas de autoproteção face ao risco de inundação e de cheias”, afirmou, destacando que existe uma saturação devido à chuva que caiu nos últimos dias, o que pode potenciar as enchentes.

O comandante da proteção civil destacou também a previsão de vento, por vezes forte, e aconselhou que seja prevenida a queda de objetos para a via pública.

Por outro lado, está ainda prevista forte agitação marítima, em particular no domingo, pelo que não é aconselhada a permanência em zonas da orla costeira.

A prontidão do sistema em nível laranja prevê o aumento em 25% do nível de efetivos em todo o país. O Centro de Coordenação Operacional da ANEPC estará reunido no sábado e no domingo para acompanhar as ocorrências e, se houver necessidade, prolongará o estado de alerta para além de domingo.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.