Assinar
Pombal

Universidade de Coimbra cria projetos com base no urbanismo e arquitetura de Pombal

Elementos do departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia vão estar em Pombal entre 19 e 21 e outubro.

Um grupo de 20 alunos e dois docentes do departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia (DARQ-FCTUC) da Universidade de Coimbra vai desenvolver projetos com base no urbanismo e na arquitetura do município de Pombal.

“Pombal: desenhar nas entrelinhas da cidade” é o nome do Design Studio – Atelier de Arquitetura, que se pretende criar para debater o futuro do desenvolvimento urbano do concelho, explica a autarquia em comunicado.

Além da criação do atelier, o departamento de Arquitetura irá desenvolver teses de mestrado sobre o tema, bem como criar uma maquete do território de Pombal a grande escala.

A iniciativa surge no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado entre aquela faculdade e o município, e prevê ainda a realização de workshops, encontros, debates e exposições sobre o desenvolvimento urbano de Pombal.

“A cooperação estabelecida surge num momento em que o município de Pombal pretende iniciar a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), como instrumento alinhado com a estratégia Pombal 2030, afigurando-se fundamental pensar e projetar de forma integrada, consciente e estruturada a área urbana de Pombal”, frisa a autarquia na mesma nota de imprensa.

Os trabalhos decorrem entre quinta-feira, dia 19, e sábado, dia 21. O grupo de alunos e professores será recebido no salão nobre dos Paços do Concelho, na quinta-feira, às 10h30.

Ao longo dos três dias, os académicos terão uma reunião com o executivo municipal e com técnicos do município da área do Urbanismo e Reabilitação Urbana, e irão visitar os locais a ser intervencionados, nomeadamente a zona industrial da Formiga, a zona desportiva e futuro parque verde e o interface rodoferroviário.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados