Assinar


Sociedade

Várias escolas fechadas em Leiria devido à greve da função pública

Os professores, que se juntaram à greve, adicionaram à lista de reivindicações a valorização da carreira e melhores condições de trabalho.

Esta sexta-feira, dia 27, decorre a greve nacional de trabalhadores, convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, à qual a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) também aderiu, o que tem levado, esta manhã, ao fecho de algumas escolas.

Em Leiria, pelo menos nas Escolas Básicas D. Dinis e 2, 3 de Marrazes e na Secundária Francisco Rodrigues Logo não esta a haver aulas devido aos efeitos da greve.

Na lista de reivindicações dos professores não está apenas a recuperação do tempo de serviço congelado, mas também a valorização da carreira e melhores condições de trabalho.

Depois de um ano letivo marcado por forte contestação para exigir a recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias congelados, a reivindicação continua a motivar protestos, mas os docentes vão para a greve de Função Pública com uma lista mais extensa de exigências, que não se limita ao tempo de serviço.

“Há muitos outros problemas que continuam sem qualquer tipo de resposta, seja total ou parcial, alguns dos quais agravados pelo largo tempo passado sem que os governos aceitem solucioná-los”, escreve a Fenprof em comunicado.

A “lista extensa” da federação inclui, por exemplo, a desvalorização salarial, o regime de avaliação do desempenho em que, para os professores, “abundam as quotas e decisões assentes em apreciações subjetivas”, ou a precariedade e a falta de apoio a docentes deslocados.

A Fenprof defende ainda a eliminação de “abusos e ilegalidades nos horários de trabalho”, a valorização da carreira docente, permitindo atrair os professores que abandonaram a profissão, e a criação de um regime específico de aposentação, insistindo também nas críticas à municipalização e ao regime de mobilidade por doença, que consideram “injusto e desumano”.

Além das reivindicações, a Fenprof reconhece que a contestação dos professores deu frutos, por exemplo com a abertura de vagas para a vinculação de mais de 10 mil docentes, a manutenção dos concursos assentes na graduação profissional ou a recuperação do tempo serviço perdido por professores devido às vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões.

Ainda assim, consideram as respostas insuficientes e lamentam que o Governo “tivesse ficado a meio da resolução, não demonstrando vontade, nem coragem política para resolver os problemas”.

Depois da greve de sexta-feira, os professores voltam a sair à rua na manifestação nacional da CGTP no dia 11 de novembro e no dia 13, num protesto em frente à Assembleia da República, onde estará a ser ouvido o ministro da Educação no âmbito do debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados