Assinar
Saúde

Diabetes afeta 10% das pessoas adultas mas apenas metade estarão diagnosticadas

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, o alerta vai para a necessidade de reforçar o acesso aos cuidados de saúde. Na região de Leiria, várias iniciativas sensibilizam para os fatores de risco e medidas de prevenção

Uma alimentação saudável, atividade física regular, controlo de peso e não consumo de tabaco ajudam a prevenir a doença

O acesso aos cuidados da diabetes é o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial dedicado à doença que afeta um em cada dez adultos em todo o mundo.

A Federação Internacional da Diabetes, que apela aos governos para facilitar “o acesso ininterrupto aos cuidados da diabetes e a todas as pessoas que deles necessitam”, estima que cerca de 537 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes, número que poderá subir para 643 milhões até 2030.

O organismo admite ainda que uma em cada duas pessoas com diabetes não está diagnosticada e que 6,7 milhões de pessoas tenham morrido em 2021 devido à doença ou complicações associadas.

“Os profissionais de saúde devem saber como detetar e diagnosticar a diabetes precocemente e aproveitar ao máximo o tempo limitado de que dispõem para fornecer os melhores conselhos e cuidados possíveis às pessoas que vivem com diabetes”, defende, por sua vez, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). Já os doentes “precisam de acesso a uma educação contínua para compreenderem o seu estado e realizarem os autocuidados diários essenciais para se manterem saudáveis e evitarem complicações”, acrescenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra que, se a diabetes Mellitus Tipo 1 não pode ser prevenida, a de tipo 2 pode ser evitável com uma alimentação saudável, atividade física regular, controlo de peso e não consumo de tabaco.

Recorda ainda que a diabetes pode causar cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e amputação dos membros inferiores, reforçando que é fundamental, além da prevenção, promover diagnósticos e tratamentos precoces de modo a evitar ou adiar complicações.

O Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, continua a ser uma oportunidade para alertar para a crescente incidência da doença, nomeadamente entre os mais novos.

Na região de Leiria, há diversas iniciativas programadas nos próximos dias para sensibilizar a população para os sinais de alerta, fatores de risco e adoção de estilos de vida protetores.

Fórum Diabetes em Porto de Mós

“Acesso aos cuidados de saúde na diabetes” é o tema do III Fórum Diabetes que a Câmara de Porto de Mós dinamiza com a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral e Centro Hospitalar de Leiria, a partir das 9 horas, no Cineteatro. O encontro, dirigido a profissionais de saúde, inclui mesas redondas dedicadas à atuação na pré-diabetes, sexualidade no diabético e integração da tecnologia na diabetes.

Receitas saudáveis em Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala na segunda-feira, dia 13, o Dia Mundial da Diabetes no Centro Escolar de Alcobaça, com a confeção de receitas saudáveis com participação das crianças. A iniciativa, dinamizada durante a manhã pela enfermeira Ana Rosa, da Consulta Externa do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), visa consciencializar os mais novos para a importância de uma alimentação adequada para a prevenção da doença.

Mesa redonda em Leiria

Alexandra Vieira, endocrinologista, Manuel Azenha, na qualidade de utente com diabetes, Maria Guarino, investigadora, Rita Chaves, médica de família, Raquel Oliveira, nutricionista, e Rogério Salvador, fisiologista do exercício, abordam na terça-feira, dia 14, a doença que afeta quase um milhão de pessoas em Portugal. Na Livraria Arquivo, às 17h30. A sessão, aberta ao público, conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Caminhada noturna em Porto de Mós

“Prevenir a diabetes, estação a estação” é o mote para a realização de uma caminhada noturna em Porto de Mós, aberta a toda a população, pelas 19 horas, com início do Parque Verde. O percurso, com cerca de 5km, inclui cinco estações temáticas onde vários profissionais de saúde falarão do que é a diabetes, da incidência, de alimentação, de atividade física e de prevenção. A participação é gratuita.

Alimentação saudável e showcooking em Alcobaça

Uma sessão de ensinos sobre a importância da alimentação saudável e sobre a quantidade de açúcar “escondido” em muitos alimentos marca o programa dedicado à diabetes, na terça-feira, das 11 às 13 horas, no Centro Escolar de Alcobaça, com participação das médicas Maria João Órfão, Francisca Chicharro e Vanessa Vicente, do Centro de Saúde local. No final, haverá prova de receitas saudáveis elaboradas pelas crianças e por João Ribeiro, médico do Centro Hospitalar de Leiria e chef. A tarde será preenchida com um showcooking, para adultos, na Granja de Cister, entre as 14 e as 16 horas, sendo os vegetais e a fruta os principais ingredientes das receitas, e mais uma prova da confeção de João Ribeiro.

Caminhar em Caldas da Rainha

“Caminhar pela diabetes” é o desafio lançado à população de Caldas da Rainha para saber mais sobre a doença e a importância da prevenção. A iniciativa, organizada pelo Centro Hospitalar do Oeste, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Arneirense e Câmara Municipal, tem lugar no próximo domingo, 19 de novembro. O percurso circular de 9 kms começa na praça 25 de Abril, às 10 horas. As inscrições (2 euros) incluem entrega de tshirt técnica, medalha finisher, água e fruta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.