Assinar
Sociedade

Manifestação “Stop IUC” com marcha lenta marcada para Leiria no domingo

Movimento de contestação à subida do Imposto Único de Circulação marcou vários protestos a nível nacional. Em Leiria, será a partir das 14 horas de amanhã, 5 de novembro.

A manifestação nacional “Stop IUC” agendada para domingo, dia 5 de novembro, também vai passar por Leiria.

Segundo comunicado divulgado pelo movimento que organiza a manifestação, a intenção é “mobilizar milhares de pessoas para marchas lentas a realizar nas principais capitais de distrito”, contestando o aumento previsto no Orçamento do Estado para o Imposto Único de Circulação (IUC).

A iniciativa cidadã declara-se apartidário, tendo sido crido, “espontaneamento nas redes sociais”, por “cidadãos anónimos, que se veem fortemente prejudicados pela eventual aplicação da revisão proposta pelo Governo ao código do IUC”.

Para este domingo, dia 5, o “Stop IUC” pretende “uma manifestação massiva de dimensão nacional”, que vai acontecer a partir das 15 horas em Leiria, mas também em Lisboa e Porto, e ainda em Beja, Aveiro, Faro, Bragança, Braga, Vila Real, Viseu e Castelo Branco.

“É um protesto que se pretende absolutamente construtivo, pacífico, ordeiro e, por isso, organizado em sintonia com as forças de segurança, procurando criar o menor constrangimento possível ao funcionamento das cidades”, avança o movimento de cidadania.

Para os dinamizadores do movimento, a medida proposta pelo Governo “não tem enquadramento possível neste momento da vida dos portugueses”.

“Com o mais recente Censos a revelar que 66% dos portugueses dependem do automóvel para as suas deslocações essenciais, com um nível de rendimentos muito abaixo da média europeia e com custos de vida em máximos históricos, o aumento do IUC nos veículos mais velhos é inoportuno e insensível, sobretudo porque a renovação do parque automóvel é, neste momento do país, uma utopia”, alegam.

Com aumentos que, “em muitos casos, superam os 1000%”, a medida provocará “uma repentina desvalorização do património de famílias e de pequenas empresas, independentemente de qualquer norma-travão”.

O “Stop IUC” defende que este imposto “não pode ser usado como medida ambiental, por não garantir a devida proporção entre o impacto de cada veículo e o seu uso”, acusando o Governo de “dupla tributação sobre automóveis que, quando novos, pagaram um ISV muito superior aos modelos posteriores a julho de 2007”.

Todos os argumentos do movimento podem ser consultados no manifesto divulgado pelo movimento, disponível aqui.

A manifestação em Leiria tem como ponto de encontro o Estádio Municipal de Leiria, às 14 horas deste domingo, dia 5 de novembro, seguindo em marcha lenta em direção ao edifício da Câmara de Leiria, onde deve chegar às 15 horas.


Secção de comentários

  • VP disse:

    Volvo V50 2.0d de 2004 IUC 2023: 66,95€ IUC com nova fórmula: 224,98€ Aumento de 236%
    Nissan Patrol GR de 1998 IUC 2023: 60,64€ IUC com nova fórmula: 799,09€ Aumento de 1218%
    Mercedes-Benz W123 300D de 1985 IUC 2023: 19,76€ IUC com nova fórmula: 533,47€ Aumento de 2700%
    PAs diferenças entre o valor anterior do imposto de circulação e o novo valor ajustado ao valor em vigor para todos os automóveis em circulação estão muito bem definidas. Em qualquer caso, considero insustentável que um carro como o Mercedes 300D de 1985 pague 19,76 euros de impostos, em comparação com os actuais 533,47 euros o um carro como o Volvo V50 pague 66,95 euros de impostos, em comparação com os actuais 224,98 euros. A própria diferença nos diz que algo toca. Depois disso, assumindo e não admitindo que o ISV “pré 2007” era “muito” mais caro, a verdade é que 16 anos a um custo IUC insignificante é tempo mais do que suficiente para ter amortizado o custo extra. Considerando também que, como todas as datas de referência, 2007 representa também uma divisão injusta para quem, tendo adquirido o mesmo automóvel Volvo V50, se viu “gratificado” com o novo imposto em 2008. Sem querer acrescentar o “potencial poluente” de um automóvel com mais de 20, 25 ou mesmo 30 anos, que são muito numerosos nas estradas do país.
    Talvez fizesse mais sentido, em vez de contestar o aumento do IUC, apelar a uma redução significativa do ISV que já, em 2023, parece um pouco antigo, um pouco como uma gabelle medieval. Cuja quantidade elevada representa também um obstáculo nada trivial ao rejuvenescimento da frota automóvel, facto que por definição frustra os esforços de todo o mundo para limitar as “alterações climáticas”.
    Gato perseguindo o próprio rabo? Na Itália dizem isso…

  • VP disse:

    Há décadas que ouço falar de problemas semelhantes sem nunca obter resultado, e dizer que existe uma solução, simples e praticável, sem muitas dificuldades. No entanto, afastando-nos de clichés como a definição do conceito de impostos no manifesto dos promotores, segundo a qual os impostos teriam a função de “redistribuir a riqueza”. Sinceramente, não gosto muito disto porque sugere que a base da própria riqueza é o roubo, caso contrário não está claro o que deve ser redistribuído.
    Vamos ao cerne da proposta com um possível sistema técnico. Em primeiro lugar, vamos avaliar o valor determinado pelos impostos sobre veículos e proceder à divisão do imposto em duas partes, uma fixa e outra variável. O montante fixo, igual para todos, cobrirá os custos relativos à utilização da infra-estrutura e será determinado prevendo um período além do qual o imposto diminuirá juntamente com o valor do veículo. Isto também tem em conta o facto de que ao comprar um carro de grande cilindrada e alta potência paga-se um ISV ​​decididamente mais caro, por isso a parcela fixa deve ser igual para todos.
    A parte variável será aplicada no custo do combustível, tornando-se finalmente um “imposto justo”. Quem possui um carro de pequena cilindrada e/ou percorre alguns quilômetros consumirá menos e, portanto, pagará menos. Quem possui um carro potente, com grande cilindrada e/ou percorre mais quilômetros consumirá mais e, portanto, pagará mais. No que diz respeito aos carros eléctricos, são necessárias considerações separadas. Eles custam significativamente mais e isso é certo. A incógnita relativa ao desgaste e à vida real da bateria, facto não negligenciável dado o custo a suportar em caso de substituição. Por último, mas não menos importante, o aspecto relativo ao valor residual na eventual revenda que ainda não foi descoberto. As incógnitas são muitas, considerando também o facto de uma boa percentagem dos que compraram um carro eléctrico, quando questionados, declararam que não o comprariam novamente uma segunda vez.
    Apenas a parte relativa à regulação para evitar fraudes e usos indevidos ficaria a cargo do Estado. Em resumo, vamos eliminar os clichês e a ideologia, a mãe de todos os infortúnios, o sistema para fazer bem estaria aí, talvez faltem os interessados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados