Assinar
Música

Novos talentos Omnichord revelam-se em “Omnilab #1”

Dez jovens de Leiria e de Pombal criaram quatro músicas, duas originais e duas versões, agora disponíveis nas plataformas digitais.

O laboratório musical já dá frutos: um EP Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Durante uma semana do último verão, dez jovens viveram, conviveram e mergulharam, em conjunto, no mundo da criação e produção musical nas Cortes, em Leiria. Foi a primeira edição de Omnilab, o laboratório musical lançado pela Omnichord que juntou músicos de Leiria e de Pombal entre os 15 e os 21 anos com gostos e especialidades distintas: do metal ao jazz, da eletrónica ao indie.

A experiência superou as expectativas. “Largamente”, frisa Hugo Ferreira, da Omnichord, não só pela forma como decorreu o processo de residência de cocriação, como pelos temas que daí resultaram.

São quatro músicas, duas originais e duas versões, que estão agora disponíveis nas plataformas digitais, agrupadas no EP “Omnilab #1”. Divididos em dois grupos, os participantes de Omnilab criaram “Abyss” e “Invulgar” e reinventaram “On the sand by the sea”, dos Nice Weather For Ducks, e “Maasai”, de Surma.

A residência intensiva cumpriu um programa, “desde a composição à promoção do lançamento”. “Todos são constantemente acompanhados, ora por profissionais da nossa equipa, ora por profissionais que são convidados surpresa”, nota Hugo Ferreira.

Na primeira sessão participaram, entre outros, Fernando Ribeiro (Moonspell), David Santos (Noiserv) ou Débora Umbelino (Surma). Tudo foi registado num mini-documentário de Tiago Gomes, também disponível online.

O projeto nasce da experiência da Omnichord nas escolas, através de “A música dá trabalho” e, também, pelo facto de vários elementos da produtora e editora serem “músicos que começaram a sua atividade precisamente nos tempos de liceu”.

Omnilab oferece, hoje, “aquilo que os agora profissionais da Omnichord gostavam de ter experienciado” quando andaram na escola, realça Hugo Ferreira. A experiência foi tão positiva que se prepara ainda para este ano nova sessão, agendada para a semana de 16 a 22 de dezembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados