Assinar
Sociedade

Outubro nunca tinha sido tão quente e chuvoso em Leiria como foi no mês passado

O calor e a chuva do mês atingiram máximos na região. E não só. A nível global, outubro terá sido o mais quente de sempre

Em Leiria nunca tinha estado tanto calor em outubro Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Temperaturas acima de 35 graus e dias bastante chuvosos marcaram outubro em Leiria, quebrando todos os recordes. Além disso, por cá, nunca havia chovido tanto no décimo mês do ano. Como resultado, a seca finalmente chegou ao fim.

Esses dados são revelados no mais recente boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referente a outubro.

E não há dúvidas: a cada mês que passa, novos máximos são atingidos, e o mês passado não foi exceção. “O mês de outubro de 2023 foi o mais quente já registado no Globo, com uma temperatura média global de 15,30 °C, 0,85 °C acima do valor médio de 1991-2020”, aponta o IPMA.

No país, a marca é a segunda mais alta já registada, perdendo apenas para o ano de 2017, afetado por incêndios na região Centro em outubro. No continente português, o mês passado foi “extremamente quente e muito chuvoso”.

Especificamente, “o valor médio da temperatura média do ar, 18,96 °C, foi muito superior à normal 1981-2010, com uma anomalia de +2,42 °C, sendo o segundo valor mais alto desde 1931”, refere o instituto.

E na região? Aqui foram atingidos valores inéditos no primeiro mês de outono, embora a região não conste na tabela dos extremos nacionais do mês passado: Alvega registou 37,7°C no primeiro dia do mês, e Penhas Douradas, a 30 de outubro, registou a temperatura mínima mais baixa, com 2,2 graus, e, no dia 17, contou com o maior valor da intensidade do vento, com uma rajada de 120,9 km/h. Por sua vez, o máximo de precipitação num só dia foi atingido em Ponte de Lima, no dia 26, com 179,7 mm.

Por cá, em Leiria, a 6 de outubro, a temperatura máxima atingiu 36,4 graus, ultrapassando o anterior máximo de 35,8 graus registado no dia em que o fogo devastou a quase totalidade da Mata Nacional de Leiria, a 15 de outubro de 2017.

Em Alcobaça, no primeiro dia de outubro, os termómetros registaram 35,4 graus, mais quatro décimas que o recorde anterior, também de 15 de outubro de 2017. Em Ansião, os 35,1 graus de 1 de outubro também são um valor inédito, ultrapassando os 34,8 graus de 2 de outubro de 2017.

Quanto aos níveis de precipitação mensal, Leiria (201,3 mm) e Ansião (274,2 mm) atingiram valores inéditos no décimo mês do ano, ultrapassando recordes que remontam a 2008 e 2001, respetivamente. Em Leiria, o dia 19 foi também o mais chuvoso de sempre (54,0 mm), e o dia seguinte superou os máximos diários de outubro de Ansião, com 62,3 mm.

Note-se, todavia, que os dados do IPMA referentes a Leiria têm início em 2008, Ansião 2001 e Alcobaça 1978.

Seca chegou ao fim

Com a chuva a cair em quantidades pouco usuais, a maioria do território do continente nacional deixou a condição de seca meteorológica. Apenas algumas zonas do Alentejo e do Algarve ainda registam uma situação de seca fraca.

No distrito de Leiria, por sua vez, chegou ao fim a situação de seca meteorológica que se vivia desde abril deste ano, e em outubro a metade sul do distrito atingiu uma situação normal e estava em “chuva fraca” na metade norte.

Atualmente, de acordo com os dados disponibilizados no site do IPMA, relativos à percentagem de água do solo, os concelhos do distrito oscilam entre 80 e 100 por cento. Para os próximos dias, em Leiria, as previsões apontam para baixas probabilidades de precipitação e temperaturas máximas a ultrapassarem os 20 graus.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados