Assinar


Saúde

Pedro Pimpão diz que há 17 mil utentes sem médico de família em Pombal

Assunto foi abordado na apresentação do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde (Referencial Técnico Inverno 2023), em Pombal.

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, disse esta sexta-feira, dia 24, que 17 mil utentes não têm médico de família no concelho, defendendo a necessidade de cativar mais clínicos.

“No nosso território, ainda continuamos a ter 17.000 utentes sem médico de família”, afirmou Pedro Pimpão, na apresentação do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde (Referencial Técnico Inverno 2023) da Direção-Geral da Saúde, em Pombal.

Segundo o autarca, para se “fortalecer a rede de cuidados de saúde primários”, é importante conseguir-se “cativar e atrair cada vez mais profissionais de saúde”, considerando este um desafio.

O segundo desafio que apresentou é o início de funcionamento da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal, cujas obras terminaram em setembro.

“Contribuímos com cerca de 200 mil euros para equipar um piso do hospital [de Pombal], onde vai funcionar a Unidade de Cuidados de Convalescença”, disse, considerando este “um esforço grande para o município”.

Explicando que a autarquia se associou ao investimento por querer “melhorar as condições” e ter “mais respostas” para a população, Pedro Pimpão disse acreditar que a abertura da unidade “só está dependente de uma autorização das Finanças para reforçar o pessoal”.

O presidente da Câmara de Pombal apelou aos “bons serviços” das entidades responsáveis presentes nesta iniciativa.

“Acho que rapidamente isso será resolvido e que essa resposta será colocada ao dispor da população”, acrescentou.

Em 20 de julho, o autarca disse à Lusa que havia 12 mil utentes sem médico de família, numa população total de cerca de 51 mil pessoas.

No passado dia 9 de novembro, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou que a Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal aguardava a contratação de profissionais para poder abrir.

De acordo com informação enviada à agência Lusa pelo CHL, de que faz parte aquele hospital, as “obras terminaram no dia 15 de setembro”, estando a decorrer o “processo de recrutamento dos profissionais”.

“Os recursos humanos afetos a esta unidade serão 14 enfermeiros, 12 assistentes operacionais, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica na área da Fisioterapia, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia Ocupacional e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica na área da Terapia da Fala”, adiantou o CHL.

A criação da Unidade de Internamento de Cuidados de Convalescença do Hospital Distrital de Pombal foi um investimento de cerca de 950 mil euros, que “inclui obras e equipamentos”.

“Contou com o cofinanciamento de 500 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020 e com o apoio da Câmara Municipal de Pombal no valor até 208.321 euros”, referiu, esclarecendo que a “data de abertura ainda não está definida”.

Ainda segundo o CHL, “a nova unidade terá uma capacidade para 15 camas e é expectável o tratamento anual médio de 175 doentes”.

Em janeiro de 2022, o CHL anunciou a criação desta unidade, que tem como objetivo o “tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar, recorrência ou descompensação de processo crónico, que possibilite a recuperação e incremento da qualidade de vida dos doentes”.

Os trabalhos contemplaram a reconversão e adaptação de um piso no Hospital Distrital de Pombal, antigo internamento de Cirurgia Geral.

O CHL integra também os hospitais de Santo André, em Leiria, e de Alcobaça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.