Assinar
Desporto

Pombal recebe campeonato nacional de bmx freestyle este fim de semana

Qualificações decorrem no sábado. As finais acontecem domingo, a partir das 13 horas.

Paulo Mendes ganhou a primeira edição, em 2022. FPC

Dois dias de muita adrenalina, manobras e aventura. Após ter acolhido, em 2022, o primeiro Campeonato Nacional de bmx freestyle, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o skate/bike park de Pombal volta a ser palco da edição de 2023, já este fim de semana, dias 11 e 12.

Este ano, o evento terá dois dias, mais um do que na primeira edição.

No sábado, depois de uma manhã dedicada a treinos e confirmações de inscrições, a competição terá início às 14 horas, com as qualificações.

Para domingo, estão agendadas as decisões, com as eliminatórias e as finais.

Tanto na qualificação como na final, cada concorrente terá de fazer duas prestações, cada uma com um minuto, com as manobras que considerar mais adequadas, aproveitando os obstáculos do bike park, explica a Federação.

O desempenho é avaliado por um painel de especialistas, tendo em conta a perfeição e a dificuldade das manobras executadas. Os mais pontuados ocupam os lugares cimeiros.

Tal como em 2022, vão a prova as categorias de amador+13, open+13, sub13 e pro+15, sendo este o principal escalão em competição. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira.

Na primeira edição, a prova contou com mais de 60 participantes e foi ganha por Paulo Mendes, na categoria pro+15 anos. A organização espera superar o número de participantes este ano.

A disciplina de BMX Freestyle Park entrou no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo no último ano, depois de se ter estreado como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados