Assinar


Sociedade

Autocarro vai ligar Leiria e Marinha Grande pela autoestrada a partir deste mês

O autocarro “Rápida” será gratuito até ao final do ano.

Um autocarro que ligará os concelhos de Leiria e da Marinha Grande pela autoestrada vai estar disponível a partir deste mês, anunciou o presidente da Câmara da Marinha Grande.

Aurélio Ferreira revelou, na última reunião de executivo, na segunda-feira, que o “Rápida”, nome dado ao autocarro, funcionará entre as 6h35 e as 19h55 (primeira e última partida da Marinha Grande) e será gratuito até ao final do ano.

O objetivo desta linha é “diminuir o tempo de viagem entre estas duas cidades” vizinhas.

O veículo irá fazer a ligação entre o Estádio Municipal da Marinha Grande e o Estádio Municipal de Leiria, pela autoestrada n.º 8, num percurso que não deverá demorar mais de 20 minutos em hora de ponta, referiu o presidente da Câmara.

“Esperamos diminuir o número de viaturas que circulam diariamente na Estrada Nacional n.º 242. Nesta fase, será utilizado um autocarro a diesel, mas o objetivo futuro é ser um elétrico”, revelou Aurélio Ferreira (movimento independente +MpM).

A partir de 2024, os bilhetes comprados ao motorista terão um custo de 2,5 euros e uma caderneta de dez viagens custa 20 euros. O passe mensal tem o valor de 25,50 euros.

“A TUMG [Transportes Urbanos da Marinha Grande] terá uma ligação com o ‘Rápida’, permitindo às pessoas movimentarem-se no concelho”, explicou Aurélio Ferreira, ao referir que será construído um abrigo junto ao Estádio Municipal da Marinha Grande para permitir conforto aos utentes que aguardam pelo autocarro.

Tratando-se de um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a oposição questionou o autarca sobre a possibilidade de vir a ser criado um passe único interconcelhio.

O autarca revelou que esse é o objetivo futuro, permitindo aos munícipes dos concelhos da CIMRL utilizar o mesmo bilhete nos vários transportes dos territórios que integram a comunidade intermunicipal.

Nas duas cidades os pontos de partida e de chegada são os estádios municipais, havendo em Leiria uma paragem junto ao campus 2 do Politécnico de Leiria e LeiriaShopping, e na Marinha Grande uma paragem na zona industrial.

A criação desta linha integra-se num sistema de transportes preparado pela CIMRL, que visa interligar os dez concelhos que a compõem (Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.