Seis crianças e um adulto sofreram ferimentos ligeiros esta sexta-feira de manhã, na sequência de uma colisão entre um autocarro que transportava alunos da zona de Coimbra e um pesado de mercadorias, na A8, perto de Alfeizerão, concelho de Alcobaça.
O alerta para o acidente, que envolveu um autocarro que transportava 37 crianças e quatro adultos, de um colégio em Coimbra, foi registado às 9h45, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Carlos Silva, comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil (CSR) do Oeste.
Segundo o responsável, além das crianças, ficou também ferido um professor, e não o motorista do camião que transportava inertes, como foi inicialmente divulgado. Dos feridos, quatro foram transferidos para o hospital de Leiria e os outros três para a unidade hospitalar de Torres Vedras, tendo os restantes ocupantes sido “assistidos no local”.
O acidente ocorreu no sentido norte-sul, ao quilómetro 94 da A8, tendo o autocarro tombado para a berma, numa zona “com alguma inclinação”, confirmou o comandante.
Carlos Silva adiantou que as crianças e acompanhantes iam ser transportados num autocarro da corporação de Caldas da Rainha para o quartel dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, “por ser um local próximo, mais resguardado e acolhedor” e para “uma eventual segunda avaliação”, pelo Instituto Nacional de Emergência e Reanimação (INEM).
Para o local, foram mobilizados, até às 11h30, 73 operacionais, apoiados com 33 veículos, de várias corporações de bombeiros, INEM, GNR e Autoestradas do Atlântico. Foi ainda acionado um helicóptero do INEM, considerando o possível registo de feridos graves, não tendo sido necessário intervir, acrescentou o comandante.
Segundo indica a agência Lusa, o autocarro transportava crianças, entre os 9 e os 10 anos, no âmbito de uma visita escolar ao Parque dos Dinossauros da Lourinhã.
A autoestrada encontra-se condicionada durante 400 metros no mesmo sentido em que ocorreu o acidente, estando o trânsito a circular apenas pela faixa da esquerda, acrescentou.
(Notícia atualizada às 12h30 de 30 de maio de 2025 com informação de um ferido entre os professores e do total de meios envolvidos nas operações de socorro)