Assinar


Nazaré

Dois pescadores estão desaparecidos após naufrágio de embarcação na Nazaré

Buscas estão a decorrer em terra e mar.

Joaquim Dâmaso

Uma embarcação de pesca naufragou, ao início da noite desta terça-feira, à entrada da Barra, na Nazaré, e dois dos tripulantes encontram-se desaparecidos.

Outras duas pessoas que também seguiam na embarcação foram resgatadas na praia e receberam assistência.

O alerta foi dado às 19h26, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e as operações de resgate estão a decorrer por terra e por mar, com 19 operacionais, seis veículos e um meio aéreo (helicóptero da Força Aérea), segundo dados da página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 21 horas.

Na sequência do alerta, indica a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado, foram ativados de imediato para o local tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré, elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, assim como os Bombeiros Voluntários da Nazaré e elementos da GNR.

À agência Lusa, o comandante José Sousa Luís, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN), explicou que a embarcação de pesca tinha quatro pessoas a bordo, com duas destas a terem surgido na praia e outras duas a estarem desaparecidas.

À chegada ao local, constatou-se que dois dos tripulantes chegaram à praia de São Gião pelos próprios meios e que duas pessoas se encontram desaparecidas. “As duas pessoas foram auxiliadas no local pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré e transportadas para uma unidade hospitalar”, tendo sido “iniciadas de imediato buscas pelos dois tripulantes desaparecidos”, que estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, João Severino Lourenço, o naufrágio ocorreu a norte da Praia do Salgado, no concelho da Nazaré, e às 20h30 estavam “a ser feitas buscas por terra e por mar e aguarda-se a chegada de um helicóptero para efetuar buscas por mar”.

Nas operações de busca estão empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré, elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, assim como os Bombeiros Voluntários da Nazaré, elementos da GNR e duas embarcações de pesca que se encontravam na zona.

A participar nas buscas está também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Artigo foi atualizado pelas 22h55 do dia 19 de dezembro de 2023, com a publicação do artigo com informação sobre o aparecimento dos corpos dos pescadores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados