Assinar
Leiria

Leiria prepara-se para receber o novo ano apesar da chuva

Chuva marca presença durante este sábado, fazendo temer uma passagem de ano brindada com aguaceiros. Será que as previsões meteorológicas deixam alimentar algum otimismo?

A Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, prepara a chegada de 2024 Foto: Fernando Rodrigues

Leiria prepara-se para a contagem decrescente para receber o novo ano. No centro da cidade, esta manhã, e apesar da chuva, estavam a decorrer os preparativos para a montagem dos palcos onde decorrem os festejos de despedida de 2023 e chegada do novo ano.

Com o céu cinzento a pautar o horizonte e com a chuva como convidada de última hora, será que a passagem de ano na região vai ser molhada?

Mesmo antes do arranque da animação e de dissiparmos as dúvidas sobre o estado do tempo nas últimas horas de 2023, olhemos os primeiros impactos dos dois dias de atividade no coração da cidade do Lis.

“No âmbito dos festejos da passagem de ano 2023/2024, será necessário cortar a circulação rodoviária entre a Rotunda do Sinaleiro e o Largo Papa Paulo VI, a partir das 7h do dia 30 de dezembro até às 15h do dia 1 de janeiro”, explica a autarquia de Leiria.

O acesso à zona de cargas e descargas junto à Praça Rodrigues Lobo, refere o município, é “feito pela Rotunda do Sinaleiro em articulação com o agente da PSP no local”.

Ultrapassada a questão das alterações de trânsito, recorde que na cidade do Lis, o palco da praça Rodrigues Lobo, denominado Forever Young, dá início à festa na noite deste sábado, às 23 horas, com a atuação dos Usados com Garantia, com música dos anos 1980 e 1990, e a noite termina com o dj Nuno Fernandez.

Este domingo, dia 31 de dezembro, o mesmo palco recebe às 22h30 a atuação da leiriense Elsa Gomes, antecedendo a sempre emotiva contagem decrescente para a transição de ano e o espetáculo piromusical a partir do Castelo de Leiria. Kid Loco & Los Mysterios começam a sua atuação aos primeiros minutos de 1 de janeiro de 2024.

No Palco We LoveTo Dance, localizado no largo 5 de Outubro, a leiriense Rita Zukt antecede dois nomes da música portuguesa, dj Demo – e a dupla Moullinex ∆ GPU Panic.

A chegada de 2024 é assinalada através de um espetáculo piromusical, a partir do Castelo de Leiria, “à meia-noite em ponto, aliando música, muita luz, cor e efeitos pirotécnicos”, informa a autarquia.

Chuva dá lugar a algum sol na despedida de 2023

Para além de Leiria, em toda a região, não faltam atividade para marcar o fim de um ano e início de um novo. Pode conferir algumas das principais festas aqui.

O certo é que a chuva marcou presença durante este sábado, fazendo temer que a passagem de ano seja brindada com aguaceiros. Todavia, as previsões meteorológicas deixam alimentar algum otimismo.

A nível nacional, o IPMA prevê que a partir do final da tarde deste domingo, dia 31, “a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa, sendo esperada uma noite de passagem de ano sem precipitação, embora com céu muito nublado principalmente na região Norte. No dia 1 de janeiro, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 2 às restantes regiões do Norte e Centro”.

Por cá, a possibilidade de chuva, em Leiria, reduz-se já na tarde deste sábado, podendo regressar durante a noite e madrugada, devendo terminar a até meio da manhã. O ano deverá despedir-se com alguns períodos de sol e 2024 entrará nas nossas vidas sem chuva e algum sol.

Junto ao Largo 5 de outubro, a montagem do palco onde vão passar Rita Zukt , dj Demo – e a dupla Moullinex ∆ GPU Panic. Foto: Fernando Rodrigues

Terça-feira, todavia, a chuva está de regresso. Em Leiria, as temperaturas máximas deverão rondar os 15 ou 16 graus e as mínimas caem até aos três graus na primeira madrugada do ano. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados