Assinar
Sociedade

Museu Nacional de Arqueologia mostra esqueleto da Criança do Lapedo na quinta-feira

Uma visita no Museu Nacional de Arqueologia no dia 14 de dezembro vai permitir ao público ver pela primeira vez o esqueleto encontrado há 25 anos.

O esqueleto da Criança do Lapedo, descoberto há 25 anos no Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, vai pela primeira vez poder ser observado pelo público numa visita ao Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, na quinta-feira, dia 14 de dezembro.

A iniciativa integra-se no programa de comemoração dos 25 anos da descoberta do achado arqueológico e acontece às 16 horas, antes da apresentação pública do Programa de Interpretação e Comunicação do Vale do Lapedo, elaborado pelo Grupo de Projeto estabelecido pelo protocolo celebrado entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Leiria.

Esse trabalho, intitulado “Criança do Lapedo – Uma Proposta de Viagem”, foi realizado por uma equipa coordenada pelo diretor do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, em que participaram também o arqueólogo João Zilhão, o escritor Gonçalo Cadilhe e a arquiteta paisagista Aurora Carapinha. Em Lisboa apresentação pública será no Museu Nacional de Etnologia, às 17h30 do dia 14.

O plano para o Vale do Lapedo terá posterior divulgação também em Leiria, no sábado, dia 16, às 16 horas, no Museu de Leiria.

As comemorações prosseguem durante mais um ano, até 7 de dezembro de 2024. Entre o programa, destaque para o trabalho sobre o Lapedo desenvolvido para o projeto “Twelve Earths” pelo norte-americano Michael Jones McKean, fruto de residência, que pode ser consultado em www.twelveearths.com.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados