Assinar
Desporto

Auriol Dongmo recebe prémio Atleta Portuguesa CNID

Em 2023, a atleta melhorou o recorde pessoal e nacional de lançamento do peso para a marca de 19,92 metros.

Imagem de arquivo: FPA

A atleta leiriense Auriol Dongmo, a recuperar de uma lesão que a vai afastar das grandes competições nos primeiros meses do ano, terminou ainda assim 2023 da melhor forma.

No dia 31 de dezembro, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto divulgou o nome dos atletas portugueses eleitos como os melhores do ano 2023, pelos resultados obtidos.

Auriol Dongmo venceu na categoria feminina, enquanto Fernando Pimenta foi o atleta masculino escolhido.

A disputa foi intensa em ambos os sexos com, respetivamente, Inês Barros e Iuri Leitão, mas a lançadora do peso do Sporting repetiu a vitória do ano passado, enquanto Fernando Pimenta se fez coroar pela primeira vez após mais um ano de muitas vitórias.

Recorde-se que Auriol Dongmo melhorou o seu recorde português de lançamento do peso, fixando-o em 19,92 metros, em Eugene (Estados Unidos), e garantiu a medalha de bronze na final da Diamond League, em setembro passado. Foi também medalha de ouro nos Europeus de pista coberta e ouro nos Jogos Europeus ao ar livre.

Fernando Pimenta, do Benfica, tem 34 anos e ganhou ouro e prata nos Mundiais de Duisburgo (K1- 1.000 e K1 -1.500).

Esta é a quarta edição dos prémios CNID. Já foram distinguidos com este galardão Maria Martins e João Almeida (ciclismo) em 2020; Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo (atletismo) em 2021; e Auriol Dongmo e Pedro Pablo Pichardo, em 2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.