Assinar


Óbidos

Câmara de Óbidos prevê investir 73 milhões de euros em 20 projetos nos próximos 10 anos

A prioridade da autarquia será a criação de um edifício multisserviços, no qual ficarão centralizados a loja do cidadão, os serviços de Finanças, a Segurança Social e outros.

interior da vila de Óbidos

A Câmara de Óbidos prevê investir 73 milhões de euros (ME) em cerca de 20 projetos a desenvolver em 10 anos, entre os quais um funicular que ligará a estação de comboios à cerca do castelo.

Os “vinte projetos estruturantes para a próxima década”, apresentados à população pelo presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), englobam um investimento de 36 ME em infraestruturas, 21 ME na área do turismo, nove ME na cultura e sete ME em equipamentos desportivos.

A prioridade da autarquia, do distrito de Leiria, será a criação de um edifício multisserviços, orçado em 1,5 milhões de euros, no qual ficarão centralizados a loja do cidadão, os serviços de Finanças, da Segurança Social, do Registo e Notariado e um “wellcome center e check in” (centro de boas vindas e receção geral dos turistas) para todas as unidades hoteleiras dentro e na Zona Especial de Proteção da Muralha.

O investimento em mobilidade suave e a recuperação do Aqueduto da Usseira, num investimento próximo dos 15 milhões de euros, serão as obras seguintes na calendarização prevista pela câmara.

Entre as novidades apresentadas à população no sábado, numa sessão realizada na Praça da Criatividade, contam-se projetos como a construção de um funicular que ligará a estação do caminho ferro (atualmente desativada) à cerca do Castelo de Óbidos, num investimento estimado pelo autarca em cinco milhões de euros.

No turismo, as intenções passam ainda pela aquisição de um comboio elétrico que faça o transporte de veraneantes entre a praias do concelho, no Bom Sucesso, pela construção de uma ponte suspensa, a 150 metros de altura, junto a uma pedreira, e a implantação de um parque de caravanismo.

A par com estes projetos que dependerão de financiamento comunitário, Filipe Daniel explicou que a Câmara vai também “desafiar a iniciativa privada” para pôr em marcha a construção de “um restaurante panorâmico giratório, a 50 metros de altura”, ligando as freguesias de Sobral da Lagoa e de Amoreira e o desenvolvimento de um projeto de enoturismo.

No que toca ao ambiente, a autarquia pretende na próxima década recuperar uma antiga lixeira na freguesia das Gaeiras para aí construir um parque fotovoltaico “com capacidade para produzir energia suficiente para disponibilizar a toda a população”, explicou o autarca durante a sessão pública.

Entre os grandes projetos agora divulgados destaque ainda para a construção de um centro cultural de congressos e de desporto, que será projetado à imagem do “estádio do Bayern de Munique e que será iluminado de vária cores, podendo ser visto da Autoestrada 8 (A8), projetando uma imagem muito impactante”, disse Filipe Daniel.

Ideias a que se juntam a construção de parques verdes e de lazer e a ligação em mobilidade suave do concelho de Óbidos ao das Caldas da Rainha, um investimento de 1,5 ME no asfaltamento e sinalização de 48 quilómetros de estrada, a criação de balneários termais no Convento das Gaeiras, entre outros projetos.

À Lusa, o autarca explicou que o objetivo é “ter preparada uma visão estratégica, com projetos preparados para avançarem logo que sejam abertas candidaturas a fundos comunitários”, considerando Filipe Daniel que “a boa situação financeira do município” e “o expectável aumento da cobrança de IMI” contribuam para assegurar a fatia de investimento que caberá à autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados