Assinar
Desporto

Em 2024 os olhos estão colocados em Tomás Bravo e Luana Craveiro

Jovens nadadores da região foram identificados pela Federação de Natação, pelo seu desempenho em 2023.

Um retirou dez segundos ao seu recorde pessoal, o outro figura entre os 11 melhores nadadores de fundo de Portugal e é o melhor do ano no seu escalão.

Tomás Bravo Ferreira e Luana Craveiro são dois dos dez nadadores que a Federação Portuguesa de Natação (FPN) destacou como talentos da modalidade a acompanhar em 2024.

No caso de Tomás Bravo, nadador juvenil B do Bairro dos Anjos, o ano de 2023 terminou considerando-o como o melhor juvenil nos 100 e 200 metros mariposa em piscina curta. O jovem leiriense evoluiu na distância dos 100 metros da marca pessoal de 1m07s30cs em 2022 para 57s28cs no final de 2023.

No final de dezembro passado, no Torneio Zonal de Juvenis da Zona Sul, em Sines, conquistou 5 medalhas, três das quais de primeiro lugar, e somou mais um recorde distrital à conta pessoal, desta vez em 100 metros estilos.

Desempenho semelhante teve Luana Craveiro, do Desportivo Náutico da Marinha Grande (DNMG). A nadadora terminou 2023 como a melhor fundista juvenil em piscina curta, “evidenciando uma evolução interessante na época 2023/2024”, considera a FPN. Fez o 11.º melhor tempo absoluto na prova dos 1.500 metros livres, em piscina curta, e foi a atleta juvenil com o melhor ranking do ano. A expectativa é que, em piscina longa, a época sirva para confirmar esse talento.

A FPN acrescentou à lista outros dez nomes que, “pelo que fizeram em 2023 e pela proeminência das suas marcas (e porque ainda serão juniores ou juvenis em 2025)”, são também atletas a acompanhar.
Entre eles estão Mikhael Onutskyy, juvenil A da SIR “Os Pimpões”, e Leonardo Cruz, júnior de primeiro ano do Clube de Natação de Alcobaça (CNAL).

Recentemente, no Nacional de Piscina Curta, realizado em dezembro na cidade de Leiria, considerada a prova mais importante do calendário de inverno em natação pura, o alcobacense conquistou três medalhas de ouro, nos 100, 200 e 400 metros estilos masculinos, e uma de bronze, nos 100 metros estilos masculinos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.